BOA FORMA: onde você encontra respostas confiáveis sobre as suas dúvidas de bem-estar

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Qual a idade mais indicada para congelar os óvulos?

Por Larissa Serpa
Atualizado em 19 jul 2021, 14h10 - Publicado em 8 ago 2021, 09h00

Quanto mais jovem a mulher realizar o congelamento, maior será a chance de o óvulo gerar um bebê. Então, não existe uma idade que contraindique o congelamento, mas o ideal é que seja realizado até os 35 anos, pois assim as taxas de sucesso são maiores.

Mas é possível congelar os óvulos até 41/42 anos. Após os 43 anos, a probabilidade de o óvulo gerar um bebê é muito reduzida. Não é impossível, mas talvez o custo-benefício já não valha tanto a pena.

Então, o ideal é que o procedimento seja feito até os 35 anos. Mas vale o ditado “antes tarde do que mais tarde”. Por exemplo, para mulheres que já possuem 39 anos e não tem previsão de gravidez à curto prazo, o melhor é congelar os óvulos o quanto antes. É melhor ter 15-20% de chance de ter um bebê do que passar o tempo e, quando houver possibilidade de gestação aos 42, 43 ou 45 anos, não ter feito nada e acabar com chance de gravidez de 1%.

Resumidamente, o ideal é congelar os óvulos até os 35 anos, mas recomenda-se que qualquer mulher que possua o desejo de engravidar à longo prazo congele os óvulos mesmo que tenha uma idade avançada, até os 43 anos. A partir dos 44 anos já não é mais recomendado.

Continua após a publicidade

Fonte:

DR. RODRIGO ROSA: Ginecologista obstetra especialista em Reprodução Humana e sócio-fundador e diretor clínico da clínica Mater Prime, em São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), o médico é graduado pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Especialista em reprodução humana, o médico é colaborador do livro “Atlas de Reprodução Humana” da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana

Publicidade