Inchaço nas pernas e tornozelos pode ocorrer em diversas situações como calor, permanecer muitas horas em pé, ou situações clínicas descompensadas como pressão alta, presença de problemas circulatórios como varizes, hipotireoidismo ou até reumatismo.
Em geral essas situações podem ser agravadas por hábitos alimentares ruins como consumo exagerado de sal e alimentos industrializados e dieta pobre em água. Por incrível que parece beber mais água ajuda a desinchar.
Mas quando esse inchaço é persistente, associado a dor e unilateral , ou seja, acometendo apenas uma das pernas, precisamos nos preocupar a com uma trombose venosa profunda , doença grave e causa importante de morte súbita por embolia pulmonar.
O inchaço de uma perna só pode ser causado por problemas ortopédicos, erisipela ou até alterações reumatológicas , mas como a trombose é uma manifestação mais grave deve ser imediatamente descartada.
Embora o inchaço de forma geral , bilateral deva ser investigado em algum momento, o inchaço de apenas uma perna, associado a dor deve ser sempre avaliado por um especialista em caráter de urgência.
DRA. ALINE LAMAITA: Cirurgiã vascular, Dra. Aline Lamaita é membro da diretoria (comissão de marketing) da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).
Horóscopo semanal: de 17 a 23 de novembro de 2025
Microtreinos: a solução prática para quem não tem tempo para treinar
Mobilidade vs. Alongamento: entenda as diferenças essenciais para sua performance
HIIT na bike ergométrica: como potencializar sua queima de gordura rapidamente
Resistência física: 5 exercícios que você pode incluir na sua rotina





