BOA FORMA: onde você encontra respostas confiáveis sobre as suas dúvidas de bem-estar BOA FORMA responde Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Qual a relação entre intestino e humor?

Por Amanda Panteri Atualizado em 15 Maio 2021, 15h35 - Publicado em 20 Maio 2021, 19h00

Você sabia que 90% da serotonina do nosso corpo (neurotransmissor que ajuda a regular o humor, o sono e o apetite) é produzida no intestino? “Então, se o órgão não funciona bem, a pessoa pode ficar mais deprimida e mal humorada. E isso pode gerar enxaqueca, ansiedade, irritabilidade e  variações de humor”, explica a psicóloga e nutricionista Thaís Araújo (@thaispsiconutri). 

Ela afirma que, para evitar o problema, é necessário modular a microbiota intestinal — eliminar as bactérias maléficas e aumentar a quantidade das benéficas no nosso trato digestivo. “Isso é possível através de uma alimentação saudável, que irá fornecer substrato para os bons microrganismos.”

Além da alimentação, é essencial manter um conjunto de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas. A dica da nutri é optar por modalidades que deem prazer. “Além disso, há a ingestão de água, muito importante para a hidratação do organismo.”

Publicidade