O que é o laser de picossegundos para tratar manchas?
Uma das novidades mais eficazes para tratar manchas é o laser de picossegundos Pico Ultra 300, um avanço em lasers por ser ultrarrápido (com pulsos em picossegundos), assegurando procedimentos com menos sessões, além de conferir mais segurança e menos dor ao paciente.
Picossegundo é igual a um segundo dividido por trilhões, ou seja, trilionésimos de segundos. O laser de tratamento de manchas, ao ser aplicado, é capaz de ‘despedaçar’ o pigmento. Quando falamos em um procedimento com duração de pulso em nanossegundos, ele é capaz de causar uma fragmentação do pigmento. Já o laser em picossegundos é mais rápido e causa uma microfragmentação, ou seja, o pigmento é espatifado em pedaços muito menores, o que facilita ao organismo eliminar esses pigmentos com menos efeito colateral. Além disso, esse pulso é tão veloz que atinge o alvo (manchas, pigmentos de tatuagem) sem machucar o tecido sadio ao redor, sem aquecer a pele, o que aumentaria o risco de piorar o melasma.
Pico Ultra 300 age através de um efeito mecânico. Uma das grandes vantagens do equipamento está justamente no fato de trabalhar por meio de reações fotoacústicas sem que haja conversão para um efeito fototérmico, o que possibilita o uso de energias altíssimas para potencializar resultados, mas com desconforto reduzido e, no caso do tratamento de melasma, sem risco de causar efeito rebote, com consequente piora da condição,
O procedimento apresenta resultados na primeira sessão, pode ser feito na face e no corpo e em média são necessárias de duas a quatro sessões, a depender do tamanho ou do grau do melasma e manchas. O intervalo entre as sessões para manchas é de quatro semanas.
ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo).