
A bronquiolite aguda é uma infecção viral que atinge os bronquíolos, pequenas vias aéreas dos pulmões. O principal causador é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), mas outros vírus, como rinovírus, influenza e metapneumovírus, também podem estar envolvidos.
Esses vírus levam à inflamação e ao aumento da produção de muco nos bronquíolos, dificultando a passagem do ar e causando sintomas respiratórios.
Bronquiolite aguda é perigosa?
Sim, a bronquiolite pode ser perigosa, especialmente em bebês menores de 6 meses, prematuros ou com doenças cardíacas ou pulmonares pré-existentes.
A infecção começa como um resfriado comum, com tosse, coriza e febre baixa, mas pode evoluir para dificuldade respiratória, chiado no peito e cansaço ao mamar.
Nos casos mais graves, a inflamação e o acúmulo de secreção nos pulmões podem causar queda na oxigenação do sangue e desencadear uma insuficiência respiratória, exigindo a internação em um hospital.
A prevenção da doença ocorre principalmente por meio da vacinação contra o VSR para os grupos de risco, além da adoção de medicas como lavar as mãos frequentemente e evitar contato com indivíduos gripados.
Dra. Renata Castro, pediatra neonatologista. Instagram @drarenatagncastro
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.