Descubra a importância da tricologia para saúde capilar
A tricologia é uma área/subgrupo da dermatologia responsável pelo estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas relacionados ao cabelo, ao couro cabeludo e até mesmo à barba e pelos.
O tricologista pode solucionar a queda capilar, alopecias (calvície), doenças no couro cabeludo (como seborreia e psoríase), falhas na barba, falta ou excesso de pelo, foliculite, infecções e problemas gerais relacionados à estética capilar, por exemplo, ressecamento, quebras e oleosidade exagerada.
Quando procurar um tricologista?
É indicado procurar um tricologista quando existirem sintomas relacionados ao cabelo, à barba ou aos pelos, por exemplo, queda de cabelo excessiva, afinamento dos fios, caspa persistente, coceira, dor ou inflamação no couro cabeludo, alterações na textura dos fios, falhas ou áreas calvas, crescimento capilar lento ou inexistente.
Qual a diferença entre dermatologia e tricologia?
A principal diferença está na especialização. O dermatologista é especializado em tratar problemas da pele, cabelos, unhas e mucosas. Ele possui uma formação abrangente em dermatologia e, por isso, pode tratar uma diversas condições cutâneas.
Já o tricologista é aquele que se especializou na área dos cabelos e do couro cabeludo. Ele tem um foco nos problemas capilares.
Dr. João Gabriel Nunes, médico tricologista membro da Sociedade Brasileira do Cabelo.
Quais máquinas da academia ajudam a perder barriga?
Para que serve a mesa flexora na academia?
5 exercícios simples para começar 2026 com mais disposição
Resolução de ano novo: como começar a treinar e não desistir em 2026
Como funciona o yoga?





