A pele do pescoço realmente é mais fina, com pouco tecido subcutâneo e bem próxima das camadas musculares mais profundas. Isso faz com que alterações do envelhecimento como flacidez, rugas estáticas e músculos mais marcados aconteçam. Entre os principais tratamentos para pele do pescoço, podemos citar: toxina botulínica, bioestimuladores injetáveis e tecnologias como laser de picossegundos, ultrassom microfocado e radiofrequência microagulhada multidimensional. Todos esses podem ser utilizados no tratamento e na prevenção dos problemas da região.
A toxina botulínica atua relaxando a musculatura, tendo um efeito significativo tanto na prevenção quanto no tratamento das rugas ocasionadas pela contração dos músculos do pescoço, e os bioestimuladores estimulam a produção de colágeno na pele, tratando a flacidez da região cervical.
O ultrassom microfocado produz pequenos pontos de calor no músculo e nas camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e reduzindo a flacidez. A radiofrequência microagulhada atua da mesma forma, porém com a penetração de pequenas agulhas na pele durante o tratamento. Por fim, o laser de picossegundos, que utiliza um tipo de energia sonora, com pouco calor, consegue tratar camadas mais profundas sem causar lesões nas superficiais.
Dr. Renato Soriani, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Instagram @renatosoriani.dermato
Horóscopo semanal: de 27 de outubro a 2 de novembro de 2025
3 variações de agachamento que você deve incluir em sua rotina de treino
4 exercícios de abdominal modo avançado para você fortalecer o seu core
A sinergia muscular: descubra quais músculos treinar juntos
7 dicas práticas para cuidar das articulações e garantir qualidade de vida na terceira idade





