Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Whey protein dá acne?

Por PAOLA POMERANTZEFF:
25 out 2022, 10h00 • Atualizado em 21 out 2024, 22h27
mulher de perfil com rosto cheio de espinha
 (ShotPot/Pexels)
Continua após publicidade
  • Há alguns anos atrás, quando eu fiz residência de dermatologia, os estudos diziam que a alimentação não tinha relação com acne. Porém, como sempre, a clínica é soberana! E se algum paciente relatasse relação de algum alimento com aparecimento de maior quantidade de lesões de acne, nós orientávamos que ele tentasse evitar tal alimento (doce, gordura, amendoim, entre outros).

    Com o tempo, observamos que os estudos foram “mal feitos” e seus resultados mal interpretados, porque na verdade, há sim relação dos alimentos ingeridos com o aparecimento de acne.

     Nos últimos estudos, “bem feitos”, ficou provada a relação do leite e seus derivados com o maior aparecimento de acne. É importante dizer, que o aparecimento de acne apresenta uma predisposição genética, portanto, apenas as pessoas propensas terão lesões com consumo exagerado de certos alimentos.

    O leite em excesso pode produzir estímulo da atividade hormonal, da inflamação, e da produção de sebo e da proliferação de bactérias que estão associados diretamente à acne.

     Alguns tipos do whey protein são derivados da proteína do leite e por esse motivo podem sim causar ou piorar a acne nas pessoas predispostas. Existem estudos que indicam o Whey como influenciador importante da acne resistente. Por ser rico em IGF-1, um hormônio semelhante à insulina 1, ele pode aumentar a produção de sebo e influenciar o aparecimento ou o agravamento da acne.

    Respondido por:

    DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.