Saúde no Trabalho, com Bianca Vilela A fisiologista do exercício Bianca Vilela dá dicas de exercícios e abordagens para melhorar a saúde no trabalho

Trabalhar em ambiente organizado proporciona paz e muita eficiência

Conversei com um expert para te dar dicas sobre organização

Por Bianca Vilela Atualizado em 26 nov 2021, 18h06 - Publicado em 13 dez 2021, 14h00

Quando você entra no seu escritório, seja em casa, ou na empresa, você se sente confortável, ou angustiado devido a tanta bagunça? Se a segunda opção é a que mais combina com o seu ambiente de trabalho, então pode apostar que a organização é a solução para os seus problemas!

Segundo a personal organizer Jú Aragon, a organização é um longo processo.

Primeiramente, é preciso olhar para tudo o que você já tem e analisar item por item. O objetivo é dividir em pilhas para dar o destino correto para cada objeto: a doação, o lixo ou a volta para seu armário. E claro, não devemos esquecer de que lixos eletrônicos devem ser descartados em locais específicos (cabos, fios, aparelhos que não servem mais). 

“Cuidado com sua mesa de trabalho, ela precisa ser clean e agradável. Uma mesa livre de acúmulo, com certeza resulta em um ambiente mais gostoso e acolhedor. A organização poupa tempo, espaço, favorece a criatividade, ajuda a definir as atividade que são essenciais e prioritárias”, afirma a especialista. 

Na prática, entendemos que a organização favorece a produtividade e consequentemente seu rendimento no trabalho. Quem não quer ter uma mais leve e com ótimos resultados? 

E não pense que o excesso de recados e lembretes espalhados pela área de trabalho irá ajudá-lo a ser mais produtivo, ao invés disso eles podem confundi-lo e deixar que atividades sejam cumpridas. Jú recomenda o uso de planners, agendas físicas ou digitais; essas sim vão lhe direcionar para o caminho correto, de acordo com horários e locais já definidos.

Continua após a publicidade

Toda essa desordem que falamos até agora pode gerar inclusive uma dificuldade na limpeza do ambiente. Mantê-lo livre de poeira e ácaros torna-se impossível quando temos muitos objetos por cima de mesas e bancadas. Saúde é prioridade!

A organizer reforça que uma ferramenta simples e bem conhecida por pessoas organizadas é o uso de etiquetas. Esse tipo de comunicação pode ser usada em pastas, gavetas, prateleiras, armários. Quanto mais você indicar onde cada objeto deve “morar”, mais fácil será manter a organização, principalmente quando o local é frequentado por várias pessoas diferentes. 

“Ah, e preste bastante atenção na hora de nomear arquivos, principalmente os que são compartilhados por vários funcionários. Os nomes devem ser genéricos e fáceis de identificação por toda a equipe. É importante pensar que se um dia que você precisar se ausentar, outro funcionário deve facilmente encontrar o que busca”, afirma.

Quando organizamos o espaço, acalmamos nossa mente!

BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Boa Forma fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. 

Instagram: @biancavilelaoficial

Continua após a publicidade

Publicidade