Imagem Blog

Saúde no Trabalho, com Bianca Vilela

A fisiologista do exercício Bianca Vilela dá dicas de exercícios e abordagens para melhorar a saúde no trabalho
Continua após publicidade

O autoconhecimento das mamas

Por Bianca Vilela
Atualizado em 21 out 2024, 22h27 - Publicado em 24 out 2022, 13h30
Mulher com sutiã
 (Polina Tankilevitch/Pexels)
Continua após publicidade

Qual foi a última vez que você se tocou? Muitas mulheres não têm esse hábito e posso afirmar que esse é um ritual mais que necessário.

Sempre ouvimos falar do autoexame das mamas, não é? O nome mudou e tem tudo a ver com a realidade, hoje os profissionais da área da saúde o chamam de autoconhecimento das mamas.

Uma vez por mês, uma semana após a menstruação (as mamas estão menos inchadas) e preferencialmente no banho para aproveitar o deslizamento do sabonete na pele, toque as suas mamas, a fim de observar se algo mudou de um mês para o outro. Aperte os mamilos, com cuidado e delicadeza, para ver se há alguma secreção. Pode parecer simples e é, mas esse ritual pode salvar milhares de vidas, já que o câncer de mama, em casos iniciais têm um potencial de cura de 95%! Meninas, a estatística ajuda se tivermos a prática do autocuidado.

Segundo o ginecologista, obstetra e expert na saúde da mulher, Dr Fabiano Serra, na avaliação da saúde da mulher, não podemos nos esquecer da consulta com o médico ginecologista, que muitas vezes é quem identifica a necessidade de intervenções ou de busca por suporte de outro profissional. Os exames de rotina são fundamentais e os mais comumente solicitados são papanicolau, mamografia, ultrassonografia de mamas e transvaginal, exames de sangue e urina, incluindo a investigação de infecções sexualmente transmissíveis.

E como o estilo de vida favorece a nossa saúde, sempre vale deixar algumas dicas preciosas:

Continua após a publicidade
  • Reduza a quantidade de açúcar da sua alimentação, para evitar os picos glicêmicos. Além disso, os alimentos ultraprocessados inflamam o organismo, deixando-o mais suscetível às doenças metabólicas.
  • Se exercite logo pela manha, pelo menos três vezes por semana. Acorde e já tire da frente esse compromisso consigo mesma e dê um check na agenda com a mensagem: “ o de hoje está pago!”.
  • Durma cedo e acorde cedo, isso vai regular o seu ciclo circadiano, fazendo com que seu metabolismo funcione muito melhor. O início é sofrido mesmo, mas depois de duas semanas eu tenho certeza de você irá me agradecer!

Percorrendo essa jornada, é muito provável que consigamos manter nosso corpo saudável. A prevenção e o diagnóstico precoce são os nossos grandes aliados! #juntas

BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Boa Forma fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. 

Instagram: @biancavilelaoficial 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.