Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

É necessário aceitar o sofrimento

Por Priscila Conte Vieira
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 13 ago 2022, 18h25
Mulher com as mãos no rosto
 (Pixland/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

O sofrimento faz parte, a vida só com coisas boas não existe, os problemas sempre vão existir, a tristeza é um sentimento necessário, e quando você aceitar tudo isso, sua vida será muito melhor!

Quando você passa a vida toda evitando o sofrimento, quando ele aparecer se tornará ainda maior, será ainda mais arrematador e desafiador para enfrentar. Mas quando você apenas aceita que ele existe e aprende a lidar com ele, passará de uma forma mais rápida, com menos intensidade e uma maior probabilidade de crescimento pós-traumático!

O sofrimento se faz necessário quando falamos em crescer e evoluir. Pensa só, quando você quer cuidar da sua saúde física e inicia a prática de exercícios físicos sentirá uma dor física em colocar o seu corpo em movimento, pode também sentir um sofrimento ao acordar mais cedo para dar tempo de treinar, mas sempre com um foco em algo maior e que trará ainda mais alegria para a sua vida, sendo um sofrimento com propósito!

Sofrer é inevitável, mas podemos limitar a quantidade desse sofrimento quando ele aparece! Podemos aprender a lidar com ele e, através do autoconhecimento, podemos fazer algumas práticas que nos permitam passar por momentos difíceis com menos dor, mas sabendo que ela existirá!

Sabe, o sofrimento aparece para nos mostrar que algo não está tão bem e, por isso, se faz tão necessário!!! Ele é um alerta para mudarmos nossos pensamentos, sentimentos ou comportamentos.

Continua após a publicidade

Porém, temos 2 pontos distintos que são importantes para refletirmos:

  1. Evitar todo e qualquer sofrimento
  2. Sofrer muito por qualquer coisa

Ambos são extremamente prejudiciais para a nossa vida. Quem sofre muito por tudo passará a vida reclamando, pode desencadear sérios problemas e não conseguirá apreciar as felicidades. Assim como fingir que tudo é incrível também é prejudicial pois não há uma vida 100% cor de rosa e isso pode se tornar uma positividade tóxica!

Então gostaria que você refletisse sobre a forma como lida com o sofrimento, o que ele significa para você e o quanto você se incomoda em senti-lo. Se você sabe o que fazer quando se sente assim ou o que gostaria de fazer de diferente nesses momentos.

Tudo é questão de equilíbrio e precisamos aprender a lidar com coisas que são tão comuns na nossa jornada. Sofrer faz parte e justamente por isso que não precisamos pôr ainda mais cargas mentais nele, por ter medo de sofrer!!

Continua após a publicidade

________________________
Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante, mentora e professora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva e em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte

Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.