Priscila Conte Vieira: a psicóloga especialista em psicologia positiva é a nova colunista da BOA FORMA Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Não dá pra falar de amor, sem se amar!

Se você quer melhorar o seu relacionamento ou encontrar o amor, sugiro ler esse texto

Por Priscila Conte Vieira Atualizado em 9 jun 2022, 12h12 - Publicado em 11 jun 2022, 07h09

Para ter um relacionamento amoroso saudável e construtivo, é fundamental primeiro se amar! 

Você talvez já tenha passado por um relacionamento difícil ou conheça alguém que o vivenciou. Isso pode ter ocorrido pela falta de autoconhecimento, de limites pessoais, de crenças disfuncionais ou escolhas que não foram bem elaboradas. E vou te contar uma coisa: tudo isso pode ser trabalhado e melhorado!!!

Relacionamentos saudáveis começam primeiro conosco mesmo, sabendo o que queremos, dizendo não, buscando evoluir e sendo a pessoa que gostaríamos de conhecer!

De que adianta querer um namorado inteligente, amoroso, cuidadoso, se você não desempenha essas funções?! Pois bem, tudo deve partir de nós mesmos!

O amor sadio vem quando as pessoas se conhecem e não colocam tantos pesos e cobranças nos outros. Por exemplo: se você espera que o seu parceiro dê o amor e carinho que você não recebeu na infância, isso já trará um peso enorme pro seu relacionamento e pode prejudicar sua relação. Por isso é necessário implementar o autoconhecimento para entender as suas necessidades pessoais!

Assim como o amor próprio deveria vir antes do amor ao próximo, afinal, às vezes estamos nos relacionando com os outros, mas estamos sempre, 24h dia/ 7 dias na semana, nos relacionando conosco mesmo! Então tirar momentos de autocuidado, saber das próprias vontades e ter um tempo de qualidade a sós, é parte para construir um bom relacionamento com os outros.

Continua após a publicidade

Saber o que queremos e o que não queremos também é muito importante nessa jornada! Afinal, como diz a frase de Lewis Carroll: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Então tire um tempo para pensar, observar outros casais, compreender quais valores são importantes e inegociáveis para você!

Se você já está em um relacionamento e quer o tornar ainda melhor, também invista em si mesmo! Tente não depender apenas do outro para fazer coisas básicas, viva momentos felizes com seus amigos, crie limites saudáveis, aprenda a se comunicar de forma mais assertiva e respeitosa! 

Se quer que o outro mude, primeiro seja o exemplo que você quer ver! Comece você a fazer diferente, a compreender as suas linguagens do amor, a verbalizar as suas necessidades sem tantas cobranças, a falar sem gritar, a se valorizar. Tudo é possível, basta começar.

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Continua após a publicidade

Publicidade