O que mede o seu valor?
Você costuma olhar para sua profissão como definição do seu valor? Ou consegue olhar para si mesmo e ver suas forças, conquistas e realizações em dias normais? Você consegue se olhar no espelho e se orgulhar da pessoa que é, sem precisar estar mais arrumado? Você sabe mesmo o quão valioso é? O texto de hoje é para te auxiliar a perceber a sua valiosidade, independente de fatores externos!
Vou te contar uma coisa, você é incrível simplesmente por ser quem é! Independente do que faz, independente do quanto aguenta de pressão e do quanto entrega de trabalho! Acima de qualquer rótulo, você é você!
Se deixarmos que nosso valor se limite ao que fazemos, entraremos em um luta constante com a sociedade e conosco mesmo! Nos cobraremos excessivamente, ultrapassaremos nossos limites pessoais para fazer coisas que, muitas vezes, os outros que desejam e nós não! E posso dizer uma coisa: nunca vamos agradar a todos, portanto, que possamos agradar a nós mesmos!!!!
Chega de dizer sim quando queremos dizer não, chega de sofrer ao se olhar no espelho por não estar no padrão que a sociedade exige, chega de só se sentir bem quando atinge uma grande conquista!
Imagina como seria fantástico poder amar a si mesmo sem ter que ter medo de estar agindo com egoísmo quando faz algo para o seu próprio prazer! Imagina quão leve pode se tornar a sua vida quando você olhar no espelho e conseguir ver a sua beleza interior e suas forças pessoais, ao invés de enxergar apenas “defeitos”.
Isso tudo é possível e pode ser mais fácil do que parece!!!
Te convido a escrever em um papel as suas qualidades e as suas forças. Pare e pense em tudo o que você gosta em si mesmo (pode ser que isso seja difícil no começo, mas não desista!!!! Espero no mínimo 10 coisas boas sobre você).
Agora se olhe no espelho e diga o quanto você é incrível, o quanto você é uma boa pessoa, que está dando o seu melhor, que está buscando evoluir. Diga que se orgulha da sua própria história, que você é grato por tudo o que fez, que se perdoa por momentos em que errou ou que se cobrou mais que o necessário.
Poder treinar esse olhar consigo mesmo e mudar a forma como nos tratamos vai fazer toda a diferença! Dessa maneira você estará treinando a autocompaixão, o amor próprio, o autocuidado e consequentemente a sua autovalorização! Mas lembre-se, essa é uma jornada e não uma tarefa milagrosa que se realizada poucas vezes já obterá resultados, ok? Espero que esse texto seja só o começo de uma reflexão interna e de consciência de crenças e de alguns pensamentos limitantes. Espero mesmo que você mergulhe em si mesmo e possa lidar com essa questão da autovalorização de uma forma ainda mais profunda e libertadora!
Chega de ser aquilo que os outros dizem sobre você e seja, agora mesmo, apenas você!
Quando passei a me valorizar todos os dias, consegui diminuir várias “neuras” do meu dia a dia. Pois aprendi a me olhar com outros olhos e a não me exigir coisas externas! Passei a ver o quanto eu era importante apenas por ser eu mesma. Que as pessoas ao meu redor gostavam de mim por ser quem sou e que eu também poderia gostar de mim também!
Espero que possa ser uma linda jornada para você aí também!
________________________________________________________________________
Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)
Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3