Como sair do “piloto automático” e ouvir os sinais do próprio corpo
Aprender a ouvir os sinais que o corpo transmite pode ser um grande desafio, principalmente quando estamos envolvidos com um turbilhão de situações desafiadoras. A ansiedade, o stress e a preocupação são sentimentos que interferem diretamente no funcionamento do nosso organismo e na nossa saúde.
Em meio ao mar de demandas diárias e prioridades que devem ser resolvidas instantaneamente, corremos o risco de nos entregar a rotina e deixar de notar os sinais que o corpo transmite – e muitas vezes ele pede socorro.
Diante disso, você já parou para pensar e se perguntar se o seu cansaço é físico ou mental?
Uma alternativa para identificar essas e outras questões é investir no autoconhecimento. Para que você possa iniciar nessa jornada, preparei algumas dicas:
- – Priorize os seus sentimentos! Nossos dias são repletos de compromissos e demandas a cumprir, mas não deixe de se priorizar e tirar momentos do dia para cuidar de você. Invista em uma alimentação saudável, pratique atividades físicas e busque por atividades que tragam prazer.
- Conheça a yoga e pratique. Esse pode ser o seu caminho de cura. Os ensinamentos de Kundalini Yoga, por exemplo, transformaram a minha vida e hoje sei que estou conseguindo viver bem e ter uma vida com propósito em decorrência desses ensinamentos. Sou muito grata porque, ao iniciar a prática, iniciei também o meu processo de cura.
- Separe tempo para relaxar, o descanso não deve ser ignorado. Você pode meditar, ler ou ter tempo de qualidade com as pessoas que ama. O importante é ter esse momento de desconexão com o mundo à sua volta. Acredite, esse tempo é essencial.
- O corpo ouve tudo que sua mente diz: dores no corpo, palpitações, insônia. Quantos desconfortos físicos não estão ligados simplesmente aos nossos pensamentos, nossos medos e angústias? Muitas vezes exames clínicos não são capazes de identificar o problema e o corpo está apenas reagindo à vibração que a mente está emitindo.
- Escreva o que você está sentindo: essa é uma boa sugestão para tentar entender os seus pensamentos e lembrar de momentos que às vezes ignoramos. Dores no corpo, geralmente, indicam que algo não está bem dentro de você . Manter um diário funciona como uma cápsula do tempo e ler tudo novamente com as nossas próprias palavras, nos ajuda a entender aquele momento. Dessa forma, é possível identificar sinais que tenham se tornado mais frequentes sem que tenhamos percebido.
- Entenda que o autoconhecimento é um benefício incrível para desacelerar e entender os sinais que o corpo transmite. O nosso corpo, assim como nós, está em constante mudança. O aprendizado é contínuo. Dentro de cada um de nós existe uma sabedoria infinita. O seu próprio Guru está pronto para lhe auxiliar em sua jornada também.
Daniela Mattos é escritora e instrutora de yoga e meditação em português e inglês para adultos e crianças. Especializada em Kundalini Yoga, possui certificação de yoga infantil pelo Radiant Child Yoga com a Shakti Khalsa, Reiki 1 e 2 com o Mestre Brian Brunius e Cursos de Astrologia com a Rebecca Gordon em NYC. Também possui Bachelor of Science em Biotecnologia pelo Rochester Institute of Technology.
As melhores oportunidades de cada signo em 2026
Quanto tempo de atividade física por dia é o ideal?
Receita de requeijão cremoso vegano: pronto em 10 minutos!
Atividade física em casa: 6 exercícios simples para começar hoje
30 dias sem treinar: as mudanças físicas e emocionais que você deve conhecer





