Imagem Blog

Yoga com propósito, por Daniela Mattos

Daniela Mattos encontrou na prática de Kundalini Yoga um caminho para a cura e sua verdadeira missão de vida. É autora do livro 'Sat Nam — Você É Seu Próprio Guru'.

O que pode fazer você se sentir sem energia?

Por Daniela Mattos
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 22 Maio 2022, 07h30
Mulher cansada no trabalho
 (seb_ra/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Com a correria do dia a dia, em um mundo que caminha “a mil por hora”, precisamos mais do que nunca cuidar da nossa energia vital. Dar a devida atenção às atividades do cotidiano sem que isso prejudique nossa saúde, ou resulte em estresse, deveria ser prioridade. Mas nem sempre é possível. O estresse rouba nossa energia e não nos deixa poupar o suficiente para os momentos em que mais precisaríamos usar, como ao tomar uma decisão importante no trabalho ou no meio familiar.

O nível elevado de estresse que vivemos hoje faz com que muitas pessoas fiquem constantemente no modo ‘fight or flight’ – reação de estresse agudo por situações ameaçadoras que significa “lute ou fuja”, em tradução livre. Muitas vezes, elas nem percebem que o medo – sentimento causado pelo alto nível de estresse – domina suas vidas, o que com certeza afetará a sua capacidade de raciocínio a longo prazo. Em situações de estresse elevado, nos sentimos vulneráveis e somos levados a tomar decisões sem pensar criticamente, e sem prestar a devida atenção. No texto de hoje eu quero dividir algumas dicas que vão ajudar você a ter mais energia, e viver melhor!

  • Diminua o uso da Cafeína

Eu sei que você pode estar chocado ao ler isso – e talvez até pense que não é possível parar com o cafezinho. A verdade é que a cafeína não ajuda o organismo, e não dá mais energia. Mas é possível mudar. Eu costumava tomar pelo menos três expressos por dia. Hoje, posso dizer, não tomo café algum, e nunca tive tanta energia. Estudos mostram que a cafeína desidrata o organismo – e vamos lembrar que a grande maioria das pessoas já não toma água suficiente. Segundo o yoga, a falta de água afeta o nosso humor, diminui a nossa capacidade de lidar com situações mais difíceis e estressantes e que requerem paciência, por exemplo. A cafeína também pode causar fadiga adrenal, fazendo com que as glândulas adrenais liberem ainda mais adrenalina na corrente sanguínea, Isso compromete o nosso corpo como um todo, mas principalmente rins, fígado e cérebro. Outra consequência do consumo de cafeína é o envelhecimento precoce.

Minha dica: de manhã, substitua o café por um suco ou uma batida que você goste! Eu tomo com frequência uma batida com leite de aveia (que eu faço), tâmaras, banana e morango,  quando sinto vontade de tomar algo para me sustentar e dar energia pela manhã. Consumir mais frutas e alimentos crus, cheios de ‘prana’ (força vital), vão contribuir muito para te dar energia para começar o dia. Os chás também podem substituir o café ao longo do dia.

  • Assista menos TV

Hoje em dia temos várias opções na TV, e muitas vezes não sabemos qual programa escolher. Embora seja importante estar informado, assistir ao noticiário com muita frequência pode nos fazer sentir desconforto ou medo, em determinados momentos. Somos bombardeados por notícias o tempo inteiro. Por isso, eu sugiro o ideal é limitar o consumo de notícias na TV entre 30 a 60 minutos. Além da TV, hoje as pessoas acompanham o noticiário nas redes sociais, blogs e sites, tudo pelo celular. 

Sobre outros programas de TV, shows, filmes, programas que tratam de assuntos diferentes, é preciso refletir se você se sente bem. No meu caso, sinto que sou muito sensível à TV. Após assistir a um filme longo, sinto que meu sexto chakra vibra muito, o que causa até um leve desconforto. Além disso, a mente absorve 100% de todo o conteúdo do que assistimos na TV, mesmo que não estejamos prestando atenção o tempo inteiro. E se esse conteúdo não ficar registrado na mente consciente, irá direto para o subconsciente, onde ficará registrado de um jeito ou de outro e poderá influenciar em seu comportamento lá na frente.

Continua após a publicidade

Minha dica: tome um banho mais longo, vá para cama mais cedo, escute música suave e que possa elevar a alma, leia um bom livro.

  • Evite alimentos gordurosos ou condimentados à noite

Na tradição de Kundalini Yoga aprendemos que devemos evitar alimentação pesada – feita com gordura ou altamente condimentada – após as 17 horas. Assim, nosso corpo tem tempo suficiente para digerir os alimentos. Podemos então dormir com o estômago mais leve, sendo que o fígado poderá fazer seu trabalho de desintoxicação durante a noite. Parece estranho, mas talvez você esteja se perguntando, desintoxicar do que exatamente? A resposta é de quase tudo! Desde água, pesticidas, herbicidas, produtos químicos encontrados em perfumes, produtos de limpeza, produtos de beleza, poluição. O mundo moderno infelizmente é tóxico, mas se o seu fígado estiver funcionando bem, ele limpa tudo e você acorda cheio de energia no dia seguinte!

Minha dica: não comer nada pesado após as 17 horas e fazer detox do fígado ao acordar com água e limão ou suco de salsão.

Continua após a publicidade
  • Evite bebidas alcoólicas

O álcool é usado por muitas pessoas como uma alternativa para relaxar, já que a nossa mente está sempre tão acelerada que é difícil quebrar o ciclo. Após o nascimento do meu segundo filho eu não conseguia mais beber; um ou dois goles eram suficientes para que eu sentisse os efeitos ruins do álcool no meu corpo. Parei naturalmente, pelo desconforto. Cada pessoa tem uma experiência diferente, e inúmeras razões para consumir álcool. No entanto, é graças ao fígado que conseguimos realizar o detox necessário. Do contrário, nosso corpo não aguentaria e seríamos intoxicados. Quando bebemos, nosso corpo começa a trabalhar em ‘overdrive’ para detox. Para ter mais energia, a dica é diminuir ou até mesmo parar de consumir álcool. Pode não ser fácil para muita gente, mas vale a reflexão: por que você bebe? Se for para relaxar, eu convido você a ir no meu canal e praticar Kundalini Yoga. Mas se for porque você gosta, tente beber moderadamente pois tudo tem um preço, e nada é mais valioso que a nossa saúde.

Minha dica: comece a meditar regularmente, nem que seja por três minutos diariamente, para ajudar o seu corpo a relaxar com mais facilidade.

  • Evite usar o celular por longos períodos
Continua após a publicidade

E por último, é claro, o grande vilão, o telefone celular. Estamos todos viciados, e já escrevi sobre isso. Ficamos ligados 24 horas nesses aparelhos e esquecemos de olhar para o lado e apreciar o momento. Infelizmente, o telefone e os aplicativos consomem muita energia mental. Eu nem preciso me estender muito para falar sobre os problemas que o uso prolongado do celular é capaz de causar. Mas é claro que também há coisas boas e acho que o importante é a moderação. Comecei a fazer algumas atividades nos últimos meses, como correr ou levar o meu cachorrinho Luigi para passear, sem carregar o celular junto comigo. Hoje, consigo apreciar o canto dos pássaros, as paisagens ao meu redor, e aproveito para observar meus pensamentos durante esses momentos. Noto também que as horas passam mais devagar quando estou sem o celular, e acho que diante de um mundo tão acelerado como o nosso, isso não tem preço!

Minha dica: fazer pequenas atividades diárias sem se preocupar com o telefone e, claro, desligar o telefone durante a noite e deixá-lo longe da cama! Assim você não olha para o celular logo depois de acordar.

É isso gente! Espero que vocês tenham gostado das dicas. Todos nós estamos evoluindo e a mudança de Era é um processo, uma maratona e não uma corrida de velocidade. Quanto mais expandimos a nossa consciência, mais sensíveis nos sentimos. E o que antes não nos afetava diretamente, hoje pode causar impactos em nossa energia.

Muita Luz, Verdade e Sat Nam

Daniela Mattos @danielamattos_yoga

 

Daniela Mattos é escritora e instrutora de yoga e meditação em português e inglês para adultos e crianças. Especializada em Kundalini Yoga, ela compartilha com as pessoas técnicas de meditação e yoga para que também elas possam melhorar suas próprias vidas. É autora de “Sat Nam – Você é seu próprio guru” e produz conteúdo para seu canal no YouTube, o Daniela Mattos – Kundalini Yoga.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.