6 erros (comuns) que fazem o bolo desandar

Chega de massa queimada, crua ou sem gosto. Convocamos experts na cozinha para desmistificar alguns erros. Essa é pra você não errar a receita nunca mais!

Na segunda-feira (18), Camila Pitanga compartilhou, em sua conta no twitter, a foto de uma receita que não deu certo. A atriz tentou preparar vários bolinhos – que deveriam ter o formato de corujas –, mas aconteceu o que toda mestre cuca principiante teme: saíram completamente queimados. Aí, o jeito foi pedir a ajuda da amiga Bela Gil. Veja o clique:

Para evitar que isso aconteça em suas futuras invenções culinárias, convocamos dois experts no assunto: Eliane Contreras, nossa editora de nutrição, e Luciano Klauberg, cake designer do Casacuka Decor (PR). Confira as dicas e arrase no próximo bolo:

1. Esquecer o fermento (ou colocar menos do que a quantidade indicada)
“Você precisa seguir certinho o passo a passo. Se faltar um ingrediente, a receita ‘desanda’. Por isso, fique atenta às recomendações!”, lembra Eliane.

2. Colocar a massa no forno ainda frio 
É importante que o ambiente seja preaquecido. “O forno precisa estar quente para que o bolo cresça. Assim, você consegue um bolo fofinho e saboroso”, afirma Luciano.

3. Assar em forno muito alto
“Querer acelerar o tempo de preparo não funciona: o bolo queima (como o da Camila) antes de assar”, avisa a editora.

4. Abrir o forno nos primeiros 20 minutos
“Abrir a tambpa no meio do processo interfere na temperatura e, consequentemente, no crescimento do bolo”, revela Eliane.

5. Tirar o bolo antes da hora
“É importante segurar a ansiedade. Se a receita diz que precisa assar em 20 minutos, espere o tempo certo”, explica Luciano.

6. Bater muito a massa
“Isso ativa o glúten da farinha e faz o bolo crescer muito no forno. Mas, depois, ele murcha”, diz Luciano. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s