Continua após publicidade

Paola Carosella ensina receita italiana que aprendeu com a avó

Para Paola a Stracciatella de Mimi – caldo proteico com “bolinhas” de queijo – lembra os momentos com a família, na Argentina

Por Eliane Contreras
Atualizado em 21 out 2024, 17h35 - Publicado em 24 ago 2017, 20h04
Paola Carosella
 (arquivo pessoal/BOA FORMA)
Continua após publicidade

Tem receita de mãe (avó, para algumas pessoas) que faz a gente viajar no tempo, voltar à infância e até “sentir” o aroma e o sabor da comida. Geralmente, são pratos simples que aquecem a alma e alegram o coração. Mesmo que não venha à cabeça de bate-pronto qual é o seu, você vai saber quando estiver diante dele.

Leia mais: O poder da comida afetiva  

Foi assim ao me deparar com a Stracciatella de Mimi (uma massa rústica com queijo servida com um caldo de frango) no livro Todas as Sextas, da chef Paola Carosella. No mesmo instante senti o gostinho das bolinhas de queijo que minha mãe preparava para acrescentar a um caldo ralo e muito saboroso.

Leia mais: 5 provas de que Paola vai além de ser uma Masterchef 

Continua após a publicidade

Para a chef do restaurante Arturito, em São Paulo, a receita também traz lembranças da família. “Minha avó Mimi preparava a Stracciatela quando chegava o inverno”, conta Paola, que deu um toque contemporâneo ao caldo com a taioba – uma PANC (planta comestível não-convencional). Faz parte dessa categoria a ora-pro-nóbis, a azedinha, a capuchinha, a beldroega e tantas outras que a chef utiliza em sua premiada cozinha para agregar sabor e nutrientes ao menu.

Paola Carosella ensina receita italiana que aprendeu com a avó
A stracciatela que avó de Paola Carosella fazia durante a infância da chef. (Divulgação/Paolla Carosella)

Leia mais: O que são as plantas comestíveis não convencionais (PANCS)?

Continua após a publicidade

E a sêmola de trigo – outro ingrediente que entra na Stracciatela? É a parte nobre do grão, o endosperma, que contém a maior parte da proteína do ingrediente, além de garantir uma boa textura às “bolinhas”. O caldo de frango também é rico em proteína. Aliás, dica da Paola: “Receitas como esta são um dos motivos pelos quais é bom, de tanto em tanto tempo, tomar coragem e preparar um delicioso caldo de frango.” Você pode congelar em porções para preparar a Stracciatela e várias outras receitas. Clique aqui para conferir o passo passo da preparação.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.