4 receitas de sobremesas quentinhas e com poucas calorias

Preparadas com frutas grelhadas ou assadas, elas aquecem com poucas calorias. Adaptadas pela nutricionista Maria Cecília Corsi, da Liv Light, em São Paulo, as receitas ainda oferecem mais fibras que as versões originais. E são fáceis de fazer!

Abacaxi grelhado com creme de iogurte

 
Rende: 2 porções
Calorias por porção: 78
 
Ingredientes
 
2 rodelas de abacaxi + 2 col. (sopa) de suco de laranja + 1 col. (chá) de adoçante culinário
 
Creme de iogurte
 
1 pote de iogurte natural desnatado + 1 col. (sopa) de raspas de limão
 
Modo de fazer
 
Comece pelo creme de iogurte: coloque o iogurte em um filtro de papel para escorrer o soro. Misture o adoçante e as raspas de limão e leve à geladeira enquanto prepara o abacaxi. Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque as rodelas de abacaxi e regue aos poucos com o suco de laranja. Doure dos dois lados. Corte a rodela em 4 pedaços e sirva ainda quente com 1 colher de sopa do creme de iogurte.
 
4 receitas de sobremesas quentinhas e com poucas calorias

Foto: Reprodução

Creme assado com maçã e uva passa

Rende: 6 porções
Calorias por porção: 93
 
Ingredientes
 
3 ovos + 2 col. (sopa) de adoçante culinário + 1 col. (sopa) de farinha de trigo + 1 col. (sopa) de farelo de trigo + 1 col. (sopa) de farinha de aveia + 1 xíc. (café) de leite desnatado + 1 xíc. (café) de creme de leite light + 1 col. (chá) de essência de baunilha + 1 col. (chá) de fermento em pó + Pitada de sal + 1 col. (café) de manteiga (para untar)
 
Para o recheio
 
2 maçãs vermelhas com casca, cortadas em fatias finas + 1 col. (sopa) de uva passa + 3 col. (sopa) de suco de laranja
 
Modo de fazer
 
Comece pelo recheio: em uma frigideira antiaderente, cozinhe a maçã, a uva passa e o suco de laranja até formar uma calda levemente dourada. Reserve. Bata os ovos na batedeira por 2 minutos. Junte o adoçante e bata por mais 1 minuto. Desligue o aparelho e adicione as farinhas aos poucos, mexendo delicadamente com uma colher. Em seguida, adicione o leite, o creme de leite, a baunilha e, por último, o fermento. Despeje metade da massa em um refratário pequeno, untado com a manteiga. Acrescente as maçãs e, por fim, o restante da massa. Leve ao fogo preaquecido a 180 oC e deixe assar por 20 minutos ou até que a massa fique firme. Sirva ainda quente.
 
4 receitas de sobremesas quentinhas e com poucas calorias

Foto: Reprodução

Crumble de morango e ameixa vermelha

Rende: 4 porções
Calorias por porção: 134

Ingredientes
 
500 g de ameixa vermelha com casca, cortada em gomos + 500 g de morangos limpos, cortados ao meio + 1 col. (sopa) de adoçante culinário + 1 col. (chá) de raspa de limão
 
Farofa
 
1 xíc. (chá) de flocos de milho + 1/2 xíc. (café) de amêndoas picadas + 1 xíc. (café) de proteína de soja texturizada + 1 col. (sopa) de aveia em flocos finos + 1 col. (sopa) de leite em pó desnatado + 1 col. (café) de essência de baunilha + 1 col. (chá) de adoçante culinário (ou 1 col./sobremesa da açúcar mascavo) + 1 fatia de pão integral amanhecido + 1 col. (café) de manteiga (para untar)
 
Modo de fazer
 
Em uma panela, coloque as frutas, o adoçante e as raspas de limão. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos para formar um doce de frutas. Reserve. Para fazer a farofa, coloque todos os ingredientes no liquidificador e use a função pulsar até formar uma farinha grossa. Reserve. Divida o doce de frutas em potinhos individuais, untados com a manteiga, e cubra com 1 colher de sopa da farofa. Leve ao forno preaquecido a 180 oC por 2 minutos. Deixe mais 2 minutos na função gratinar para dourar.
 
4 receitas de sobremesas quentinhas e com poucas calorias

Foto: Reprodução

Maçã assada com sorvete

Rende: 2 porções
Calorias por porção: 142

Ingredientes
 
2 maçãs vermelhas + 2 col. (café) de adoçante culinário + 4 col. (sopa) de suco de laranja + 1/2 col. (café) de essência de baunilha + 1 pitada de canela em pó + 2 col. (sopa) de amêndoas tostadas e laminadas + 2 bolas de sorvete de creme diet + Fava de baunilha (para enfeitar) + Folhas de hortelã (para enfeitar)
 
Modo de fazer
 
Corte a parte de cima das maçãs e cave o centro delicadamente com o auxílio de uma colher de café para retirar a sementes. Reserve. Em uma tigela pequena, junte o adoçante, o suco de laranja, a baunilha e a canela. Misture bem e coloque 2 colheres de sopa desse molho no centro de cada maçã e volte a tampá-las com a parte de cima da fruta. Coloque em uma assadeira antiaderente e leve ao forno preaquecido a 180 oC por 10 minutos ou até que as maçãs fiquem cozidas. Tire a tampa, acrescente o sorvete na maçã ainda quente, decore com as amêndoas, a fava de baunilha e a hortelã e sirva em seguida.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s