Dieta Cetogênica: perca até 5kg por semana restringindo os carboidratos

Um cardápio que priorize o consumo de gorduras e proteínas e ainda permite a perda de até 1kg por dia? Sim, existe. E atende pelo nome de Dieta Cetogênica. Entenda como funciona

Restringir ou reduzir drasticamente o consumo de carboidratos como arroz, pães e batata por até 15 dias: essa o truque de ouro da dieta que pode levar você a reduzir até 5kg por semana. Parece impossível? BOA FORMA investigou o assunto. O método atende pelo nome de Dieta Cetogênica e funciona colocando o corpo para gerar energia através da gordura, em vez de usar os usuais carboidratos.

De acordo com o nutrólogo Luiz Guedes, “o carboidrato se transforma em açúcar (glicose), que serve de combustível para o organismo produzir a energia necessária para o funcionamento. Quando cortamos os carbos e geramos essa carência, o organismo, por mecanismos fisiológicos, passará a usar como fonte de energia a gordura presente no nosso corpo e nos alimentos. O produto final dessa combustão de gordura é chamado de cetonas e é o que faz o organismo a entrar em estado de cetose. Por isso, o nome da dieta”.

O processo, conforme explica o nutrólogo, funciona basicamente como uma substituição que exige que o corpo trabalhe mais, aumentando o metabolismo, o gasto calórico e a taxa metabólica basal. E o resultado de tudo isso é a tão desejada perda de peso.

Criado na década de 1920 nos EUA, o programa alimentar não tinha como objetivo o emagrecimento e, sim, o tratamento de crianças com epilepsia refratária, uma vez que a dieta tem o poder de inibir a ocorrência de convulsões. Porém, a possibilidade de emagrecimento rápido somada ao aumento de massa magra (que se dá devido ao consumo de proteínas) fez com que o programa se popularizasse e ganhasse adeptos por todo o mundo.

Quer saber se vale a pena investir no programa? Pedimos ao profissional um cardápio de 1 dia. Confira como é a dieta na prática.

Cardápio de 1 dia

Café da manhã: 1 xíc. (200ml) de chá de hibisco com canela e gengibre + 3 ovos caipiras mexidos feitos com óleo de coco. Use temperos à vontade.

Lanche da manhã: 1 porção pequena de oleaginosas (castanhas, amendoim, nozes, amêndoas).

Almoço: Salmão assado (250gr), salada verde à vontade, 5 aspargos refogados na manteiga ghee.

Lanche da tarde: ½ abacate com chia + 1 xíc. (200ml) de chá verde com gengibre.

Jantar: 1 filé de frango (200gr) grelhado + 1 porção de brócolis refogado com alho no óleo de coco (1 pires/150gr), salada verde à vontade, tempero com vinagre balsâmico de maça + 1 col. (chá) de azeite.

Ceia: 1 xíc. (200ml) de chá de cavalinha.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Muito legal a matéria.
    Eu comecei a seguir essa tem 10 dias, peguei as receitas e cardápios nessa página aqui e estou gostando. No começo parece dificil de seguir mas depois fui me adaptando e parece que deu certo.

    Curtir

    1. Assisti um vídeo que ensina 5 DICAS. Que já me ajudaram a PERDER 15 KILOS EM 45 DIAS. 🙂 Eu adorei, me AJUDOU DEMAIS. 🙂 O vídeo das dicas é esse ==> https://blogdaanne.com/perdi-10-kilos

      Curtir

  2. Cortar os carboidratos parece o mote de algumas dietas, assim como cortar o açucar. Encontrei alguns cardápios interessantes sobre essa dieta neste site e tenho seguido ela há algum tempo. Os resultados tem aparecido.

    Curtir