Startup americana cria o “leite perfeito”, uma opção livre de lactose

Imagine consumir uma bebida que não contém lactose, mas com sabor semelhante ao tradicional? Essa é a ideia do “leite perfeito”, uma opção sintética criada pela startup Perfect Day

As versões de leite vegetal feitas de soja, arroz, aveia, amêndoas, quinua e até um tipo de trigo chamado espelta, que trazem vários benefícios e ajudam a emagrecer e a ganhar massa magra, você já deve conhecer. Agora, a startup americana Perfect Day pretende oferecer mais uma opção ao mercado: o leite sintético, uma alternativa sustentável, livre  de lactose e que utiliza 98% menos água na produção.

Funciona assim: com recursos naturais e conhecimento humano, a startup utiliza um processo semelhante ao de cerveja artesanal (técnica de fermentação) para fabricar a proteína do leite que as vacas fazem, só que em laboratório e sem utilizar animais. Em seguida, eles acrescentam uma mistura especial de açúcares à base de plantas, gorduras e minerais para criar o novo tipo de leite, sem produtos químicos, hormônios e lactose. O que deixa o sabor bem parecido com o original.  

Veja também: leite de vaca, castanha e até de arroz. 10 opções para descobrir qual o melhor para você

“Descobrimos que as opções vegetais disponíveis não oferecem o mesmo sabor que o leite de vaca. Com amêndoa e soja, por exemplo, a criação de queijo provavelmente resultaria em algo mais parecido com o tofu”, explicaram em entrevista à CNBC.

A ideia, segundo os co-fundadores Ryan Pandya e Perumal Gandhi, é ir além do tradicional leite e desenvolver queijo ou iogurte com a mesma tecnologia. Por ser uma startup, eles ainda buscam fundos para dar início a produção em massa. Só no começo deste ano, a Perfect Day já levantou US $ 4 milhões de dólares.

Vale ressaltar que ainda não está decido qual produto será lançado primeiro, mas os consumidores podem esperar novidades até o final de 2017 com preços mais acessíveis. 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s