Tristeza fora de hora? Confira os alimentos que ajudam a mudar seu humor

Pesquisas recentes mostram que os alimentos certos podem, sim, melhor seu humor. Confira a lista da felicidade para deixar a geladeira abastecida.

Às vezes bate aquela tristeza e a gente nem sabe por quê (#quemnunca). Simplesmente chega e pronto — sem hora nem lugar para chegar.

A boa notícia é que existem váaaarios alimentos para turbinar o humor. A maioria deles está ligada à produção de serotonina, um neurotransmissor que dá essa sensação de bem-estar.

Pesquisadores da Universidade de Siena, na Itália, revisaram um estudo de 2017 feito por um grupo de psiquiatras. O resultado, publicado no segundo semestre do ano passado, mostrou que 94% dos pacientes que apresentavam quadro de depressão tinham níveis de vitamina D abaixo do recomendado.

Além disso, há vários outros estudos sendo conduzidos que apontam uma relação direta entre o estômago (apontados por muitos como o segundo cérebro) e o cérebro. “Um deles é o Food and Mood Project, da Inglaterra”, cita Elaine de Pádua, nutricionista mestre pela UNIFESP. “Eles acompanharam cerca de 200 pessoas que seguiram uma dieta recomendada por especialistas e, depois, avaliaram o impacto da mudança alimentar no humor de cada um. A experiência mostrou que 26% deles tiveram uma melhora na instabilidade emocional, 24% na depressão e 26% em ataques de pânico e ansiedade”, revela a especialista. Ou seja, o que entra pela boca e chega até o estômago impacta algumas funções cerebrais, entre elas, as emoções.

Confira, a seguir, os alimentos indicados por Elaine Pádua, para ajudar a modular – e melhorar — o humor.

peixe

 (YelenaYemchuk/Thinkstock/Getty Images)

Peixes oleosos e óleos de fígado de peixe, ricos em ômega, são os que têm maior concentração de vitamina D. Outra opção é apostar em alimentos que são fortificados com vitamina D.

 

Este chocolate promete melhorar sua pele

 (vadimguzhva/Thinkstock/Getty Images)

Chocolate O próprio. Existem três compostos bioativos no chocolate: a teobromina, o magnésio e a feniletilamina. Esse conjunto de elementos ajuda a melhorar o estado emocional. “Isso acontece por causa de um estímulo que elas fazem no sistema nervoso central. Mas isso vale para o chocolate 70% cacau, que traz os benefícios sem a grande quantidade de gordura, sobretudo a gordura hidrogenada, existente dos chocolates ao leite, que causa muitos malefício”, alerta a nutricionista.

 

mel

 (Metkalova/Thinkstock/Getty Images)

Mel É outro alimento que pode modular a produção de neurotransmissores, já que possui minerais bem interessantes como o potássio, que tem ação antidepressiva. Só que ele tem um índice glicêmico elevado o que, por um lado, dá um pique de energia, mas por outro pode dar o efeito rebote, porque tem uma queda e o corpo pede mais. “Por isso é preciso ficar atento e consumir com moderação. O bom é que ele também ajuda na liberação de serotonina (sensação de bem-estar)”, completa Elaine.

 

Banana com aveia

 (nevodka/Thinkstock/Getty Images)

Banana Também tem efeito comprovado de estimulação de serotonina. Ela ainda é fonte de magnésio, que ajuda na produção desse neurotransmissor.

 

Ovo cozido

 (Derkien/Thinkstock/Getty Images)

Ovo Ele tem uma substância chamada colina que, além de ajudar a preservar a memória, também atua na produção de serotonina e é uma boa fonte de triptofano, um aminoácido conhecido por elevar os níveis de serotonina.

 

brócolis para a saúde

 (etitarenko/Thinkstock/Getty Images)

Brócolis, grão de bico, feijão azul Têm ótima quantidade de triptofano, que ajudam na conversão de serotonina.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s