Anywhere office: a tendência não é trabalhar de casa mas de qualquer lugar

Algumas empresas, apesar do home office, ainda veem com maus olhos se o funcionário vai para praia, campo... O anywhere office não tem esse problema

Por Larissa Serpa e Nara Cavalcante Atualizado em 13 jan 2022, 23h03 - Publicado em 13 jan 2022, 13h10

Com mais da metade dos brasileiros totalmente imunizados e a flexibilização dos protocolos de prevenção à Covid-19, aumenta o número de empresas que já retomaram ou planejam retomar o trabalho presencial ou híbrido. Pesquisa da It’s Seg mostra que 62% das companhias pretendem que seus colaboradores voltem ao trabalho presencial ainda neste ano.

O problema é que a maioria das pessoas não quer essa volta e inclusive afirma interesse em buscar outro emprego caso precise voltar ao presencial. É o que mostra pesquisa da consultoria de RH Robert Half: entre as mulheres entrevistadas, 44% disseram que procurariam outro emprego se o home office fosse encerrado; 31% dos homens fariam igual. Mesmo entre os que não deixariam a empresa por este motivo, o trabalho remoto continua sendo o regime favorito: 63,8% preferem trabalhar mais dias em casa do que no escritório.

Algumas empresas, vendo essa exigência, instituíram o home office definitivo, mas com restrições. Muitos gestores esperam que o funcionário fique preso ao cômodo em que está o computador em casa, em um modelo parecido com o que eles estão acostumados no presencial. 

Por isso que hoje, algumas empresas mais progressistas não falam mais de home office, mas de anywhere office – que permite trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Fred Amaral, co-fundador da empresa de tecnologia para serviços financeiros Dock, diz que já recebeu abordagens recentes de pessoas interessadas em trabalhar na empresa justamente por se interessarem por esse modelo. A empresa ainda oferece aos que não podem ou não querem trabalhar de casa o uso, sem custos, da rede de coworking BeerOrCoffee, presente em todo Brasil.

MUDANÇA DE ESTADO

.
Auziane adora pegar umas ondas ./Divulgação

Auziane é Líder de Programas e Portfolio na Dock

Continua após a publicidade

“Ainda que em 2018 o trabalho remoto já fosse apontado como tendência, principalmente nas startups, eu sabia que era um ‘privilégio’ trabalhar numa empresa 100% remota. Com a pandemia, veio a aceleração da implantação do home office e a digitalização de aspectos cruciais da nossa vida. Desde setembro, vivo em Itacaré, no sul da Bahia, cercada por praias, e podendo alinhar minha rotina de surfista com meu trabalho. Assim como eu, muita gente consideraria mudar de cidade se tivesse a garantia de um emprego remoto.

Tenho o costume de acordar às 5h da manhã, surfar e começar o dia. O trabalho remoto está no nosso DNA e com ele, também temos momentos de relaxamento. Sempre intercalo minha agenda cheia com momentos de descontração para descansar a mente: yoga, surfe, canoa ou até uma volta rápida na beira do mar. Sou adepta do: Já que o trabalho é virtual, é melhor é estar onde a gente se sente bem.”

CRIAÇÃO PERTO DA NATUREZA

.
Camila não abre mão da natureza ./Divulgação

Camila Shimada é Gerente de Recursos Humanos da Dock

“Com a oportunidade que tenho de trabalhar em qualquer lugar, matriculei meus filhos Joaquim (5 anos) e Lígia (3 anos) em uma ‘escola fazenda’, que fica próxima à natureza, mas longe da minha casa. Se não fosse pelo modelo Anywhere Office, teria que mudar os meus filhos para uma mais perto e não poderia mais vivenciar de perto a sua educação. O anywhere office possibilita que eu equilibre de forma muito balanceada meus papéis de mãe e de profissional. Consigo adequar minha agenda, minha logística, ficar próxima dos meus filhos e das suas rotinas.

Eu tenho oportunidade de trabalhar do coworking em meio às galinhas e cabritas, fazendo o call das 9h tomando sol da manhã com muito ar puro e tendo a oportunidade de ver meus filhos crescerem ao meu lado e acompanhando a movimentação da comunidade escolar. Não troco meu almoço na marmita no pé de limoeiro por um buffet de quilo e nem as intervenções das crianças durante o dia por um café no corredor.”

Na sua empresa o trabalho remoto permite que você explore outros lugares ou é mais rígido? Conta pra gente nas nossas redes sociais!

Continua após a publicidade

Publicidade