Banho antes do treino: a ciência revela impactos no seu rendimento
Tanto antes ou depois de um treino, tomar banho traz benefícios para o corpo

Que todo mundo toma um banho ou uma ducha após o treino, é praticamente uma “ordem natural das coisas”, porque, além de higiênico, pois elimina o suor, refresca e relaxa, ainda mais se a intensidade do exercício foi extremamente alta. Mas, você já ouviu falar sobre tomar banho antes do treino? Sim, esse assunto existe e quem tem a resposta é a ciência!
Acredite: o banho pré-treino possui diversos benefícios, entre eles, influenciar no seu desempenho durante o exercício físico. E isso quem confirma é um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine. De acordo com a publicação, o banho frio, principalmente antes de algum exercício, como cardio, aumenta a tolerância do corpo a esforços a longo prazo e mais intensos.
Mas e o banho quente? Ele também traz diversos benefícios, sendo um ótimo “pré-treino”, já que, segundo o estudo, ajuda a despertar o corpo e a relaxar a musculatura que pode estar rígida, ainda mais após acordar.
E o banho pós-treino?
Isso não significa que você não tenha que tomar banho após o treino. Além de higiênico, o banho pós-treino ajuda na recuperação muscular.
De acordo com o estudo publicado no North America Journal of Medicine Sciences, o banho quente, não só alivia a tensão ou dores musculares, como também estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, ou seja, ajuda no transporte de oxigênio para uma recuperação muscular mais rápida.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.