Como relaxar (de verdade) durante os períodos de descanso

Quem nunca se pegou, durante o final de semana, se preocupando com o trabalho? Saiba como aproveitar -verdadeiramente- a tão merecida folga

Por Alice Padilha Atualizado em 21 jul 2021, 15h41 - Publicado em 20 ago 2021, 09h00

Não importa quantas horas dura o seu expediente: sempre há trabalho a ser feito. Isso porque, por definição, o trabalho é um processo continuado. Sempre há um relatório que pode ser adiantado, um número a ser checado, uma reunião para se preparar. Mas, na maioria das vezes, essas coisas não precisam ser feitas às 23h da sexta-feira. “É clichê, mas a vida não é só trabalho. É preciso buscar outras formas de prazer, hobbies e maneiras de ter mais qualidade de vida”, explica Jumara Silvia Van De Velde, psicóloga especializada em administração de empresas e membro do Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo.

Se desligar de verdade e descansar é ainda mais importante quando a profissão é estressante ou exige muita energia. “Se o trabalho gera desprazer, essas atividades são essenciais para a manutenção do equilíbrio e do bem-estar. Invista em algo que você realmente gosta, seja uma viagem ou um vinho mais caro”, diz Leonardo Luiz, psicanalista e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Caso você esteja em home office ou passe o expediente em frente ao computador, experimente se desconectar e passar algum tempo com a família e amigos. Se lembrar de alguma cobrança, pode anotar para garantir que não irá esquecer. Mas lembre-se também de que aquele relatório pode esperar a segunda-feira.

Publicidade