Dia Mundial do Combate ao Câncer: 10 dicas eficazes para se proteger
Conheça os principais cuidados necessários para se proteger contra a doença

8 de abril é o Dia Mundial do Combate ao Câncer. A campanha foi criada para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter os cuidados relacionados à prevenção e ao controle da doença. Mas, afinal, o que é preciso fazer para se proteger contra ela? Conheça as principais medidas que você deve tomar a seguir!
O que são as células cancerígenas?
As células cancerígenas são aquelas que passam por alterações genéticas que afetam seu funcionamento normal. Dessa forma, começam a crescer descontroladamente e apresentam a capacidade de invadir tecidos e órgãos do corpo.
Segundo o National Cancer Institute, dos Estados Unidos, o surgimento delas é multifatorial e acontece a partir de mutações no DNA celular, o que pode ser causado por fatores internos ou externos.
Como prevenir o câncer?
1. Não fumar e nem beber
Um dos cuidados indispensável para evitar o câncer é ficar longe de vícios como fumar e ingerir álcool.
A fumaça do cigarro tem sido associada a mutações genéticas, inflamações e danos celulares no corpo, o que contribui para o surgimento da doença.
O cigarro também carrega diversas substâncias cancerígenas, como arsênio, níquel, resíduos de agrotóxicos, alcatrão e benzopireno.
“O vape tem um risco similar ao cigarro ou até mesmo maior por conta dos produtos químicos presentes no vapor inalado”, cita o Dr. Ramon Andrade de Mello, oncologista.
Em relação ao álcool, a Dra. Marina Manfrim, médica de família e comunidade explica que, no corpo, essa substância é metabolizada pelo fígado e é convertida em acetaldeído, um composto altamente tóxico que pode gerar danos no DNA das células.
“Essas alterações são múltiplas e podem levar ao aparecimento de células tumorais, que crescem desordenadamente no organismo, aumentando o risco de tumores malignos. Além disso, a ingestão de álcool tem ação inflamatória no organismo”, conta Manfrim.
2. Adotar uma alimentação saudável
A sua dieta faz toda a diferença na prevenção do câncer. “Estudos cada vez mais demonstram a influência dos alimentos no desenvolver da doença por influenciar no ambiente do organismo”, afirma Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e responsável pelo programa de nutrição da Bio Ritmo.
Para se proteger contra a doença, é recomendado evitar ultraprocessados, entre eles, refrigerantes, doces, fast-foods, frituras e embutidos, e priorizar o consumo de alimentos naturais, incluindo frutas, verduras, legumes e grãos integrais.
3. Praticar atividades físicas
O sedentarismo está diretamente associado ao aumento das chances de desenvolvimento de câncer. A falta de movimento traz prejuízos como o acúmulo de gordura corporal, a piora do sistema imunológico e o desequilíbrio hormonal.
“Cada vez mais, faz parte da rotina do oncologista incluir a orientação da prática de atividade física como parte da prevenção de muitos tipos de câncer, entre eles, o câncer de próstata, mama, intestino e endométrio, por exemplo”, afirma a Dra. Pamela Carvalho Muniz , oncologista da Oncoclínicas São Paulo.
4. Manter um peso corporal adequado
A obesidade consiste em um dos principais fatores de risco do câncer. Pesquisas mostram que células importantes do sistema imunológico que atuam no combate aos tecidos tumorais podem ter sua atividade reduzida quando há um excesso de gordura corporal.
Além disso, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a obesidade gera um processo inflamatório crônico e bagunça os níveis de certos hormônios, o que favorece o desenvolvimento de células malignas.
5. Fazer check-ups regulares
Realizar check-ups regulares é fundamental para detectar precocemente qualquer problema no corpo e garantir mais chances de sucesso no tratamento.
6. Gerenciar o estresse
Alguns trabalhos científicos sugerem que o estresse e as emoções podem estar indiretamente ligados ao surgimento do câncer.
“É sempre importante ter um equilíbrio da saúde mental para uma melhor qualidade de vida. Os fatores emocionais podem estar associados ao desenvolvimento do câncer de forma indireta, provavelmente associada a comportamentos e hábitos que não são saudáveis e podendo estar relacionado ao aumento da suscetibilidade dessa doença”, conta o Dr. Ramon.
7. Beber bastante água
Hidratar-se corretamente promove a saúde geral do corpo e desempenha um papel significativo na prevenção de doenças como o câncer.
A água garante que todos os processos vitais funcionem de forma eficiente e contribui para a desintoxicação do organismo, eliminando substâncias que fazem mal às células.
8. Dormir bem
Um estudo publicado na revista Sleep Medicine Reviews indica que existe uma conexão entre dormir bem e a redução do risco de desenvolvimento de câncer.
Distúrbios do sono, incluindo a insônia, podem afetar negativamente o sistema imunológico, os hormônios e a regeneração celular adequada.
9. Proteger-se contra o sol
Para prevenir principalmente o câncer de pele, é preciso adotar medidas que ofereçam proteção contra os raios solares. Isso porque, em excesso, eles danificam as células e favorecem o surgimento da doença.
Alguns cuidados necessários são: utilizar protetor solar diariamente e reaplicá-lo a cada duas horas, evitar se expor ao sol entre 10h e 16h e apostar em roupas com filtro UV e em acessórios como chapéu.
10. Tomar as vacinas indicadas
Vacinar-se contra o HPV e a hepatite B representa uma atitude importante para prevenir determinados tipos de câncer, especialmente de colo de útero e fígado.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.