Está em dia com a academia, mas ainda percebe flacidez?

Treinos de alta performance podem levar à perda de firmeza e sustentação da pele; Saiba como o bioestimulador de colágeno pode ajudar na firmeza da pele

Por Abril Branded Content
Atualizado em 21 out 2024, 16h33 - Publicado em 21 out 2022, 11h30
Está em dia com a academia, mas ainda percebe flacidez?
 (Istock/Divulgação)
Continua após publicidade

A prática de exercícios físicos contribui não só para a perda de peso como também para a qualidade de vida e bem-estar físico e mental. Mas os treinos frequentes e de alta performance podem levar, também, à flacidez cutânea. E aí, mesmo que você tenha ganho de massa muscular, há “sobra” de pele e perda da definição não só no rosto, mas também no abdômen, coxas, bumbum, braços e até nos joelhos.

É que a queima calórica acentuada provoca a redução dos coxins de gordura, localizados na camada hipodérmica (logo abaixo da derme), necessários para manter a firmeza, densidade e sustentação da pele. 

Porém, é possível virar esse jogo –­ ­e sem precisar realizar procedimentos muito invasivos. Graças à combinação da ciência e tecnologia, hoje há técnicas que ajudam a amenizar e até prevenir esses incômodos, de forma segura, simples e eficiente. 

Operação firmeza, ativar

Hoje, o tratamento mais indicado para ajudar na melhora da flacidez de pele é a aplicação de bioestimulador de colágeno, como o Sculptra®, da Galderma. 

Quando injetado na pele, este componente estimula a produção do colágeno tipo l, de forma gradual, ajudando a recuperar a firmeza e sustentação da pele¹. 

Continua após a publicidade

Com diversos estudos científicos publicados² e 18 anos no mercado brasileiro, o Sculptra® aumenta a produção de colágeno tipo l em 66,5%³ e ainda pode prevenir o envelhecimento da pele ao criar um banco dessa proteína4  – uma espécie de poupança a ser usada no futuro. 

A aplicação pode ser realizada em regiões flácidas do rosto5 e corpo, como pescoço, colo, braços, abdômen, glúteos, coxas e joelhos6,7. A depender da necessidade de cada história de pele e da técnica adotada pelo profissional da saúde habilitado à prática de procedimentos estéticos injetáveis, além de ajudar na firmeza da pele, o bioestimulador de colágeno pode aumentar a densidade dérmica5 e promover um efeito lifting8 – como ocorre quando aplicado na face, na região das têmporas – ou ainda auxiliar na projeção, como quando é aplicado nos glúteos. 

A Firm&Up Abs, por exemplo, é uma abordagem que envolve a aplicação do Sculptra® no abdômené recomendada para quem quer tratar a flacidez de pele da região. “O objetivo deste procedimento é ajudar a restaurar a firmeza do local, proporcionando um efeito de ‘cola’ e amenizando alguns incômodos causados pela perda da sustentação, como o umbigo triste. O mais legal dessa substância é realmente a sua versatilidade. Podemos manejar o produto de acordo com cada necessidade”, comenta o dermatologista dr. Daniel Coimbra (CRM-RJ 775754).

Está em dia com a academia, mas ainda percebe flacidez?
(Dr. Daniel Coimbra (CRM-RJ 775754)./Galderma/Divulgação)
Continua após a publicidade

Já para quem quer dar um up no bumbum, por exemplo, o tratamento Firm&Up Glúteos, que consiste na aplicação do Sculptra® na região, é o mais indicado. “Os principais benefícios da técnica são melhora da flacidez, do contorno e da textura da pele da região dos glúteos, com efeito de elevação, volumização e redução de celulite associada à flacidez, sempre de acordo com as necessidades de cada paciente”, explica o médico.

Efeito lifting já!

A mesma lógica é aplicada quando se fala do rosto do paciente. O emagrecimento e, por sua vez, a perda dos coxins de gordura podem causar flacidez e até mesmo a perda da estrutura da face. 

Nestes cenários, a técnica Firm&LyftTM pode ser uma opção. O procedimento consiste na combinação de Sculptra® e Restylane® LyftTM ou DefyneTM em um único protocolo de tratamento facial. Nos pontos de sustentação do rosto, como nas maçãs da face, é aplicado o Restylane® e, em seguida, na região lateral da face, é realizada a aplicação do Sculptra® para aumento gradual do colágeno da pele9

Continua após a publicidade

Restylane® foi o primeiro ácido hialurônico a ser lançado no mercado mundial. Indicado para quem quer amenizar rugas e linhas de expressão e recuperar a sustentação da pele. Sintetizado em laboratório e de origem não animal, o ácido hialurônico é muito semelhante ao produzido pelo organismo, o que o torna um produto com alta biocompatibilidade. 

Dessa forma, na técnica Firm&LyftTM, Restylane® proporciona um lifting facial e recupera a estrutura do rosto, ao mesmo tempo em que Sculptra® estimula a produção de colágeno de forma gradual. Vale lembrar que, apesar dos produtos serem associados, suas aplicações são feitas em pontos faciais diferentes, cada um agindo à sua maneira para recuperar a qualidade da pele4,9.

É sempre bom lembrar, no entanto, que os produtos Sculptra® e Restylane® são utilizados em procedimentos estéticos não cirúrgicos, que devem ser realizados em consultório por um profissional da saúde habilitado à prática de procedimentos estéticos injetáveis.

Referências

Continua após a publicidade

 ¹Sculptra (Ácido poli-L-láctico) [Instrução de Utilização] Uppsala, Suécia. Q-Med AB.

²Data on File: MA-47133 – Sculptra 50 publicarions 10.000 patients

3Goldberg D, Guana A, Volk A, Daro-Kaftan E. Single-arm study for the characterization of human tissue response to injectable poly-L-lactic acid. Dermatol Surg. 2013;39(6):915-922.

4Bohnert K, Dorizas A, Lorenc P, Sadick NS. Randomized, Controlled, Multicentered, Double-Blind Investigation of Injectable Poly-L-Lactic Acid for Improving Skin Quality. Dermatol Surg. 2019 May;45(5):718-724.

Continua após a publicidade

5Machado Filho CDS, Santos TC, Rodrigues APLJ, da Cunha MG. Ácido poli-L-láctico: um agente bioestimulador. Surg Cosmet Dermatol. 2013;5(4):345-50.

6Haddad A, Menezes A, Guarnieri C, et al. Recommendations on the Use of Injectable Poly-L-Lactic Acid for Skin Laxity in Off-Face Areas. J Drugs Dermatol. 2019;18(9):929-935.

7Kollipara R, Hoss E, Boen M et. al. Dermatol Surg. 2020 Dec;46(12):1623-1627

8Haddad A, et al. Conceitos atuais no uso do ácido poli-l-láctico para rejuvenescimento facial: revisão e aspectos práticos. Surg Cosmet Dermatol 2015;7(4):332-8.

9Sarubi J, Avelar LET, Nero MPD, Kamamoto C, Morais M. Facial rejuvenation on the use of injectable poly-L-lactic acid and hyaluronic acid: Combined technique. J Cosmet Dermatol. 2022 Mar 7. doi: 10.1111/jocd.14902.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.