Fabiana Justus corre na esteira após transplante de medula: “Nunca consegui antes”
Influenciadora recebeu o diagnóstico de leucemia mieloide aguda no início de 2024

No domingo (9), Fabiana Justus, de 38 anos de idade, apareceu nas redes sociais para mostrar o treino que fez acompanhada de Rafaella Justus, de 15.
No registro publicado nos Stories do Instagram, a filha mais velha de Roberto Justus escreveu: “Fiz um transplante de medula há menos de um ano e estou conseguindo correr [na esteira], coisa que nunca consegui. Acho que a medula é de um esportista, viu?! Não estou nem me reconhecendo”.
Fabiana recebeu o diagnóstico de leucemia mieloide aguda no início de 2024 e, para tratar a doença, passou por um transplante de medula em março do mesmo ano.
Confira:

O que é a leucemia?
A leucemia é um câncer que acomete os glóbulos brancos e se caracteriza pelo acúmulo de células doentes na medula óssea, que pode ser chamada de “fábrica” do nosso sangue.
Os tipos mais comuns de leucemia são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).
Quanto maior a idade da pessoa, maior é o risco de desenvolvimento das versões crônicas. As agudas tendem a ser mais comuns em crianças e adolescentes, mas também podem se manifestar em adultos.
O tratamento da leucemia pode envolver quimioterapia, terapias-alvo, transplante de medula óssea e imunoterapia. Assim como em todos os casos de câncer, quando detectada precocemente, a doença apresenta uma chance de cura maior.
“Diante do diagnóstico dessa doença, o médico e o paciente devem discutir sobre as possibilidades de tratamento, considerando perfil, estilo de vida e estágio da doença para juntos decidirem qual a abordagem mais adequada.”, aponta Eduardo Rego, professor titular de hematologia da Faculdade de Medicina da USP e coordenador de hematologia da Rede D’Or.
Quais os sintomas de leucemia?
Os principais sintomas de leucemia são:
- Hematomas
- Sangramentos
- Fadiga
- Perda de peso
- Anemia
- Palpitação
- Falta de ar
- Desconforto abdominal
- Dores nos ossos e articulações
- Gânglios linfáticos inchados
- Suores noturnos
- Baixa imunidade
- Diminuição no número de plaquetas
Quando o problema atinge o sistema nervoso central, dores de cabeça, náuseas, vômitos, desorientação e visão dupla podem ocorrer.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.