Feng shui: o que é e como aplicar na sua casa
Originado na China, o Feng Shui promove ambientes saudáveis e harmônicos para uma vida mais equilibrada
Desenvolvido na china há mais de quatro mil anos, o Feng Shui é uma técnica que reúne um conjunto de teorias e práticas que têm como propósito criar e compor ambientes saudáveis e harmônicos, partindo do princípio de que existe uma relação entre a nossa casa e nossa vida. “O Feng Shui estabelece que nossa casa molda nossa vida. Então, se você deseja ter uma vida harmoniosa e saudável, sua casa (ou os ambientes que você mais ocupa) deve refletir isso, para que realmente a harmonia e a saúde se materializem também na sua vida” conta Anali Merendino, consultora especializada na técnica.
Os termos Feng, que significa vento, e Shui, que significa água, têm origem na corrente de pensamento que tem por pilar a observação criteriosa das forças da natureza e suas influências em nossa vida. Ele está diretamente relacionado com a observação e reprodução dos fluxos naturais de energia e busca trazer esses mesmos movimentos e energias da natureza para a casa. Devemos fazer nossa vida fluir como um rio e se movimentar como o vento. Ambos elementos, água e ar, simbolizam movimento e renovação.
Na prática, por meio da analise de espaços, o Feng Shui detecta e orienta como pode-se eliminar ou ajustar as energias e vibrações de forma que se atraia tudo o que se deseja para a vida. Na maioria das vezes, são utilizadas análises muito associadas com bom senso e intuição, sempre procurando restabelecer o padrão encontrado na natureza.
“Nossa casa é nosso templo, nosso abrigo, nosso refúgio. Ela é nosso ambiente sagrado. Então, nada mais natural que cuidarmos muito bem dela, para que seja um ambiente leve, harmonioso e repleto de boas energias. E assim, materializar tudo isso em nossa rotina. E vale ressaltar que o Feng Shui não está associado a nenhuma religião específica, prática exotérica, misticismo…” ressalta a profissional.
Baguá
O Baguá é um octógono constituído por oito lados e que no Feng Shui é aplicado sobre a planta baixa de terrenos ou construções sendo um “mapa” para a prática. É um importante instrumento que identifica e relaciona cada área da casa com todas as áreas da vida do morador. É através da compreensão do baguá que é possível ter uma previsão da ação que deverá ser tomada para melhora energética do ambiente.
A tradução do termo Baguá em chinês é ba= oito e guá= lados. Cada um dos 8 guás simboliza uma importante área de sua vida, que pode ser localizada facilmente com a utilização desse mapa, a partir da porta de entrada dos imóveis. As áreas da vida estudadas pelo Feng Shui são:
- Trabalho/Carreira;
- Espiritualidade/Sabedoria;
- Família (passado);
- Prosperidade;
- Sucesso;
- Relacionamentos;
- Criatividade/Filhos (futuro);
- Amigos/Viagens e;
- Saúde.
“A saúde é o centro do baguá e da casa, e não por acaso sustenta e suporta as 8 áreas ao seu redor. Afinal, sem saúde não fazemos nada”, diz Anali.
Chi
Chi, segundo Juliana Viveiros, especialista em feng shui da Plataforma iQuilibrio, é a energia que flui através de todas as coisas vivas e que determina nossa vitalidade e harmonia. “Com as técnicas do feng shui é possível identificar energias estagnadas, negativas do ambiente ou até mesmo vibrações de tensão e descontentamento, e transformar tudo em um processo de cura e transformação, para que os ambientes sejam fortalecidos, trazendo estabilidade aos moradores”.
Casa bagunçada remete a uma vida bagunçada. A desordem afeta profundamente nossa mente, nosso corpo e, consequentemente, nosso bem-estar. E isso acontece porque o chi (ou energia) não consegue fluir e circular em ambientes, sujos, bagunçados, mal organizados, ou em ambientes com muita energia parada (com coisas nunca usadas ou quebradas).
Benefícios
O Feng Shui tem como objetivo promover e estabelecer harmonia e equilíbrio, tanto no indivíduo, quanto em seus espaços. Ajudando a canalizar e fazer fluir as energias em todos os ambientes e deixar os espaços propícios para atração e materialização de todos os nossos sonhos e desejos. E a partir desses objetivos é possível:
- harmonização ambiental;
- canalização energética;
- melhora os relacionamentos;
- traz segurança e estabilidade;
- aumenta produtividade;
- atrai prosperidade;
- combate a insônia;
- renova a casa;
- permiti que a pessoa, família ou empresa assuma o controle;
- impulsiona o trabalho;
- melhora a saúde física;
- contribui para a pessoa obter bem-estar;
- promove saúde emocional.
Dicas práticas para aplicar o Feng Shui
Juliana conta que, antes mesmo de aplicar o feng shui, há umas dicas (e mudanças) que você pode fazer para melhorar o ambiente da sua casa como Desfazer de tudo que está acumulado ou em excesso, limpar embaixo da cama, em cima do guarda-roupa, atrás das portas entre outros lugares “esquecidos”. Descartar objetos quebrados, roupas que não servem mais, objetos que trazem má lembranças ou ainda revistas e jornais velhos também é indicado e ficar atento a manutenção física da casa.
Entrada
- Sempre deve estar iluminado e limpo;
- Deve-se apostar em uma planta que harmonize o ambiente;
- Além disso, é indicado também colocar espelhos;
Corredor
- Cores claras;
- Lustres harmônicos;
- Quadros e fotos;
Quarto
- Almofadas;
- Roupas de cama;
- Colocar sempre a cabeceira da cama encostada na parede;
- Não direcionar espelhos para a cama;
- Evitar deixar a cama próximas a parede do banheiro ou janelas;
Banheiro
- Deve estar sempre limpo;
- Tampa do vaso sanitário sempre abaixada;
- De preferência a porta do banheiro deverá se manter fechada.
Cozinha
- Não tampe o fogão;
- Opte por não deixar nenhum objeto pontiagudo na visão;
- Dê preferência para a iluminação e ventilação;
- Tenha apenas o necessário;
- Não deixe o lixo acumulado.
Sala
- Encontre um equilíbrio nas cores;
- Mantenha sempre organizado;
- Faça limpeza e higienização do sofá;
- Aposte em quadros com mensagens ou símbolos positivos;
- Cultive plantas.
Plantas x Feng Shui
O Feng Shui utiliza o paisagismo como uma forma de potencializar as boas vibrações de um ambiente. “Quem não se sente bem rodeado por natureza? Quem não se sente recarregado ao ficar em contato com ela? E por que não trazer um pouco da energia poderosa dessa natureza para dentro de casa? Todo mundo deveria ter muitas plantas e flores em casa… mas, obviamente, isso é válido se você consegue cuidar bem delas…”, diz Anali.
As plantas e flores, independente de seus poderes energéticos e vibrações, são ótimos complementos para melhorar incrivelmente a aparência de qualquer espaço. Elas trazem vida e a natureza para qualquer ambiente. A natureza é uma excelente manifestação ilimitada de riqueza e abundância, de modo que, replicar a energia exuberante dela em sua casa, ajudará a atrair a mesma qualidade de energia para dentro do seu lar e da sua vida.