Gripou? Entenda quanto tempo é preciso esperar para retornar aos treinos
Ao ficar doente, é preciso saber quanto tempo seu corpo vai precisar de descanso para se recuperar

Conquistar uma rotina de treinos é algo que exige constância, para conseguir se acostumar e que é preciso tirar um momento do seu dia para cuidar do corpo e da mente. Porém, imprevistos acontecem e você pode pegar uma gripe, influenza ou covid, doenças que fazem com que seja preciso pausar sua rotina de treinos para cuidar da saúde. E retornar aos treinos exige cuidado.
Mas um ponto que é preciso entender é quanto tempo esperar para retornar aos treinos, após recuperação, sem recaídas.
Retornar aos treinos com segurança após uma gripe, como?
De acordo com o Dr. Howard LeWine, editor-chefe da Harvard Men’s Health Watch, em um artigo publicado na Escola de Medicina de Harvard, após uma gripe com febre alta ou dores musculares, o recomendado é esperar que a febre desapareça por completo antes de retornar aos exercícios físicos.
“O retorno deve ser gradual, começando com atividades leves para evitar falta de ar e aumentando a intensidade aos poucos. Se sentir exaustão após o exercício, é aconselhável descansar mais um dia antes de tentar novamente”, explica o profissional no artigo.
Já para o professor Ken Nosaka, da Edith Cowan University, após doenças mais severas como a gripe forte, o tempo de recuperação antes de retomar os treinos deve ser equivalente à duração da doença. Por exemplo, se a gripe durou cinco dias, aguarde mais cinco dias antes de voltar aos exercícios.
Quais os riscos de retornar aos treinos antes de estar 100% curado?
Um estudo publicado no Journal of Sport and Health Science ressalta que alguns sintomas como dor no peito, falta de ar e palpitações são contra indicações absolutas para o exercício, e que é preciso procurar por uma avaliação cardiológica para entender os riscos.
Dicas para retornar de forma segura:
- Faça atividades leves: exercícios de baixa intensidade são ideais nos primeiros dias, como caminhadas, por exemplo.
- Beba Água: algo já essencial no dia a dia, em uma recuperação é ainda mais importante
- Entenda seu corpo: veja se não está com cansaço excessivo ou se os sintomas não estão reaparecendo.
- Alimente-se de forma equilibrada: Uma dieta rica em nutrientes fortalece o sistema imunológico.
- Consulte um profissional de saúde: Caso a gripe tenha sido severa demais, o ideal é procurar ajuda médica para entender melhor se está 100% curado e pode retornar aos treinos de forma gradativa.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.