Continua após publicidade

Inverno aumenta risco de doenças cardiovasculares. Saiba como evitá-las

Entenda por que o frio pode favorecer a ocorrência de doenças cardiovasculares

Por Juliany Rodrigues
20 jun 2024, 19h00

O inverno é uma época do ano em que os casos de doenças respiratórias, como gripes, rinites e sinusites, explodem. No entanto, o que não podemos esquecer é que, durante esta estação, também há um maior risco de condições cardiovasculares.

Por que o frio favorece doenças cardiovasculares?

Segundo a Dra. Gisele Abud, médica e diretora técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, em Santos (SP), no frio, o nosso organismo aciona mecanismos para conseguir regular a temperatura interna e manter as funções vitais.

Esse processo envolve a vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos), que contribui para a conservação do calor corporal.

“O problema é que, durante as baixas temperaturas, essa vasoconstrição eleva a pressão sanguínea e ainda estreita as artérias nos vasos do coração, afetando o sistema circulatório, o que pode resultar em dor no peito, infarto e até mesmo morte súbita”, alerta a médica.

Todas essas alterações ainda facilitam o desprendimento de placas de gordura localizadas no interior das artérias, bloqueando o fluxo sanguíneo para o coração e o cérebro e desencadeando o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Dados do Instituto Nacional de Cardiologia apontam que, no inverno, ocorre um aumento de 30% nas chances de doenças cardiovasculares.

Continua após a publicidade

A seguir, entenda quais são os principais sintomas dessas condições e o que fazer para se proteger contra elas!

 

Sintomas de doenças cardiovasculares

Dores ou desconfortos no peito, braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas são sintomas que podem indicar doenças cardiovasculares.

De acordo com a Dra. Gisele, as mulheres são mais propensas a terem falta de ar, náuseas, dores nas costas ou mandíbula e náuseas.

Continua após a publicidade

Entre os sinais do AVC estão: dormência na face, braços ou pernas, confusão mental, dificuldade para falar e entender, perda de equilíbrio e coordenação motora e dor de cabeça forte sem causa aparente.

Ao notar qualquer sintoma, o melhor a se fazer é procurar um atendimento médico o mais rápido possível.

“As Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) ficam disponíveis 24h, durante os sete dias da semana, e são preparadas para atender casos de urgência e emergência, como infarto e AVC“, orienta a especialista.

Como prevenir doenças cardiovasculares no inverno?

Para a prevenção de doenças cardiovasculares no inverno, é fundamental adotar uma série de cuidados, por exemplo:

  • Realizar o controle do peso corporal, para evitar a obesidade;
  • Ficar longe do cigarro e de bebidas alcoólicas;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Manter uma alimentação saudável e balanceada, evitando os ultraprocessados;
  • Tratar adequadamente problemas como hipertensão, diabetes e colesterol alto..
Publicidade