Liraglutida: Novo estudo revela eficácia no combate à obesidade infantil a partir dos 6 anos

Substância pode oferecer uma redução significativa no IMC de crianças com obesidade, desde que associada a mudanças no estilo de vida

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 17h28 - Publicado em 12 out 2024, 14h00
riscos da obesidade infantil
Obesidade infantil | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

De acordo com um estudo publicado recentemente, a liraglutida (mais conhecida pelos nomes comerciais Saxenda e Victoza) pode ser mais uma ferramenta para o tratamento da obesidade infantil. O teste de fase 3, publicado na revista científica New England Journal of Medicine, analisou os efeitos do medicamento em crianças de 6 a 12 anos com a condição.

Liraglutida para obesidade infantil

De acordo com os pesquisadores, o uso da substância por 56 semanas foi combinado com mudanças no estilo de vida dos voluntários. Como resultado, eles perceberam uma maior redução no IMC dos pequenos que utilizaram a liraglutida em comparação aos que receberam placebo.

Especialistas se mostraram animados com a descoberta, uma vez que não existe nenhum medicamento para a obesidade destinado a essa faixa etária (6 a 12 anos). No Brasil, o medicamento está aprovado para adolescentes a partir dos 12 anos.

Como funciona

A liraglutida é bastante parecida com a famosa semaglutida (Ozempic). De acordo com a Abeso, esses medicamentos são análogos (muito parecidos) ao hormônio GLP-1. Nosso corpo produz esse hormônio e ele é secretado principalmente pelas células do intestino. Ele vai até o cérebro, no hipotálamo, e estimula algumas células, diminuindo o apetite.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.