Nail slugging: o novo jeito de cuidar das cutículas

Uma nova tendência que surgiu nas redes sociais estimula o uso de produtos como a vaselina para hidratar as cutículas

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h33 - Publicado em 7 out 2022, 08h00
nail slugging
 (Element5 Digital / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Os cuidados com as unhas sempre foram um destaque quando o assunto é beleza, e, agora, uma nova tendência surgiu nas redes sociais relacionada a esse assunto: o nail slugging. 

A ideia é bastante simples e, acredite, muito mais antiga do que o TikTok, onde surgiu: cobrir as cutículas com produtos oleosos, como a vaselina, para nutrir a região.  

O QUE SÃO E PORQUE CUIDAR DAS CUTÍCULAS? 

“As cutículas têm a função de impedir a entrada de bactérias, fungos e outros microorganismos que provocam doenças nas unhas”, explica a Dra. Karine Okamoto, dermatologista da Clínica Vanité. “Além disso, evita a entrada de produtos químicos que podem agredir a matriz ungueal e danificar as unhas. Portanto, a cutícula é uma barreira protetora contra agressões externas a unha.”

E, sim, as pessoas cometem muitos erros ao cuidar das cutículas. O principal, segundo a médica, é remover a pele ao redor da lâmina ungueal (a parte da unha “colada” no dedo), o que pode, além de retirar a barreira protetora, causar inflamação e infecção no local. 

“Para evitar a remoção da cutícula, orientamos hidratá-la com cremes apropriados de mãos, podendo ser até a vaselina, e apenas empurrar a cutícula para minimizar o excesso de pele”, explica a médica. 

Continua após a publicidade

VASELINA E ÓLEOS NAS UNHAS: FUNCIONA? 

Para a alegria das fãs do TikTok: sim. A vaselina ou outros produtos semelhantes podem ser usados para hidratar e melhorar o aspecto das unhas, evitando rachaduras e outras questões. 

A recomendação, segundo a médica, é aplicar uma camada fina de vaselina sobre as cutículas e massageá-las, uma vez ao dia. Uma boa dica das redes sociais é fazer esse processo logo antes de dormir. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.