Como cuidar das unhas no frio?

A temporada fria pode trazer diversos problemas como micose e ressecamento de cutículas

Por Amanda Ventorin Atualizado em 17 jun 2022, 11h48 - Publicado em 22 jun 2022, 11h27

No inverno, fazemos grandes ajustes: no tipo de vestimenta, alimentação, a rotina de skincare e até mesmo com nossos cabelos. Tudo é alterado para as temperaturas baixas. Mas, você se lembra do cuidado com as unhas nesse momento?

A estação fria acaba ressecando mais a pele, e isso faz com que as unhas também ressequem. “A nossa unha é como se fosse uma porta de madeira de compensado com várias camadinhas, a medida que resseca, a coesão entre essas camadas vão diminuindo, facilitando então a descamação das unhas, as que começam a descamar na superfície, chegam até mesmo a quebrar, além disso, existe um ressecamento das cutículas pelo frio que às vezes chegam a rachar também” explica Meire Gonzaga, dermatologista.

E se você não sabe, é na estação mais fria do ano que acabamos dando mais oportunidade para os fungos que provocam a micose de unha. “Os fungos gostam de áreas úmidas e quentinhas e no inverno elas ficam abafadas com as meias grossas e sapatos fechados e sem cuidados específicos, podemos acabar adquirindo micose nas unhas” conta Leticia Philippi, farmacêutica e CEO da Ozoncare.

COMO CUIDAR DAS UNHAS NO INVERNO

A dermatologista Juliana Piquet, da Clínica Juliana Piquet ensina a rotina de cuidados para o momento: “Idealmente, aplicar uma loção hidratante nas mãos e unhas após cada lavagem de mãos (pelo menos 3 vezes ao dia). À noite, pode e deve ser usado um creme mais denso, que ajuda a reter a umidade. Nas cutículas, pode ser usado um óleo pela manhã e à noite”.

  • Evite água muito quente ou muito fria o máximo que puder
  • Beba muita água: a hidratação vem de dentro para fora
  • Mantenha uma alimentação saudável, de preferência para o consumo de proteínas e cálcio
  • Substitua a acetona por outros removedores de esmalte, pois a acetona contém substâncias que ressecam as unhas e a pele em torno delas
  • Evite esmaltes que contenham substâncias tóxicas, como o formaldeído e o tolueno
  • Procure utilizar nas unhas produtos que são ricos em bepantenol, vitamina E, dimeticona, seramidas, para aumentar a hidratação

VITRINE BOA FORMA

Fluído para unhas e cutículas

COMPRE AQUI

Continua após a publicidade

 

 

Abençoada cerinha

COMPRE AQUI

S.O.S cutículas perfeitas

COMPRE AQUI 

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade