Olhos vermelhos: o que pode ser e quando se preocupar
Entenda quando o desconforto pode ser um sinal de condições oftalmológicas mais graves
A vermelhidão ocular é uma reação que costuma ser muito comum, porém isso não significa que ela não requer atenção e cuidado, afinal, se não observada e tratada adequadamente, pode evoluir para quadros ainda mais sérios.
O sintoma pode se manifestar de forma momentânea e ser provocado por alergias, presença de corpos estranhos nos olhos, noites mal dormidas ou uso prolongado de lentes de contato. No entanto, quando constante, os olhos vermelhos podem indicar doenças que devem ser investigadas, entre elas, glaucoma, ceratite (inflamação/lesão da córnea), blefarite (inflamação das pálpebras) e conjuntivite (inflamação ou infecção da conjuntiva).
QUANDO IR AO MÉDICO?
Portanto, se você está apresentando olhos vermelhos de forma recorrente e não está conseguindo resolver o problema por meio de soluções rápidas, o ideal é procurar ajuda profissional, a fim de evitar o agravamento da situação.
De acordo com o Dr. Cícero Narciso, médico oftalmologista do Núcleo de Oftalmologia, a ida ao médico deve ocorrer quando os sintomas permanecerem por mais de três dias. Além disso, para evitar a proliferação de bactérias, outra orientação é não coçar os olhos com as mão sujas. A automedicação também é contraindicada, uma vez que pode dificultar o diagnóstico correto.
“Em caso de qualquer irritação, o mais aconselhável é procurar o oftalmologista para que seja feito todo o protocolo de investigação. Em algumas ocorrências, só exames feitos no consultório com o médico especialista poderá dar o diagnóstico preciso”, alerta o especialista.