Por que o nosso nariz escorre?

Existem muitos motivos que levam o nariz a escorrer, enteda as possíveis causas e tratamentos aqui

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h31 - Publicado em 28 nov 2022, 08h00
nariz escorrendo
 (Andrea Piacquadio / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Bate um ventinho e o seu nariz começa a escorrer. Ou, então, você se percebe fungando por conta do ar condicionado do escritório. Afinal, por que o nosso nariz escorre? E o que fazer quando estamos com o nariz escorrendo? É isso que vamos investigar hoje: 

POR QUE O NOSSO NARIZ ESCORRE? 

“O muco é necessário para manter as vias aéreas úmidas e funcionando corretamente”, explica a Dra. Brianna Nicolletti, alergista e imunologista pela USP. “Ele não apenas impede que as partículas nocivas entrem nos pulmões, mas também contém anticorpos que ajudam a destruir as bactérias.”

Normalmente, ela explica, se existe algum processo inflamatório no nariz, seja por causas alérgicas, irritativas ou de uso de descongestionantes nasais tópicos, ocorre uma disfunção no funcionamento normal do muco e pode ocorrer uma produção excessiva, com escorrimento do nariz. 

Para a médica, o nariz escorrendo pode ter uma ou mais causas: 

  • Alergias (rinite alérgica)
  • Temperaturas frias, tempo seco (ou por conta de ressecamento pelo ar condicionado quente ou frio)
  • Infecções: resfriado comum, gripe
  • Rinite vasomotora, uma forma de rinite não alérgica que causa coriza por fatores irritativos (cheiros fortes, mudanças temperatura, etc.)
  • Uso crônico de descongestionantes nasais
Continua após a publicidade

O QUE FAZER QUANDO O NARIZ ESCORRE? 

“Quando a coriza atrapalha a qualidade de vida e as atividades diárias pode-se utilizar medicamentos descongestionantes, antialérgicos ou até medicação tópica nasal”, explica a Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista pela USP.

O principal, porém, é prestar atenção aos sintomas que acompanham esse nariz escorrendo: dor de garganta, obstrução nasal ou secreção escura podem significar uma infecção, de acordo com a médica. 

“Secreção saindo apenas de uma narina também deve preocupar. Neste caso específico pode ser uma fístula liquórica (quando o liquor que envolve o cérebro escorre através de uma falha óssea no nariz), algo um pouco mais raro, mas que deve ser investigado pelo médico.” 

Continua após a publicidade

A IMPORTÂNCIA DE LAVAR O NARIZ

Você deve ter ouvido falar, claro, sobre a importância da lavagem nasal para manter o nariz saudável e livre de coriza em excesso, certo? Pois bem, aqui, essa lavagem entra como uma forma de prevenção bastante importante e que perece fazer parte da rotina. 

“A lavagem nasal tem papel fundamental no controle e tratamento das disfunções nasais, incluindo a secreção nasal”, diz a Dra. Roberta Pilla, otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial – ABORL-CCF. “Ela vai remover mecanicamente as secreções que estão no nariz e, com isso, afastar agentes provocadores de infecções e inflamações como patógenos, alérgenos existentes nas cavidades nasais, vírus, bactérias e fungos que nós inalamos frequentemente no dia a dia.”

Dessa forma, a lavagem nasal promove a limpeza e também a hidratação, fluidificação e descongestação nasal. Fora que ajuda na prevenção de resfriados, gripes, sinusites e ainda controla as crises de rinite. 

O ideal é lavar o nariz pelo menos duas vezes ao dia, após acordar, para retirar a secreção acumulada da noite, e no fim do dia, para lavar as impurezas que ficaram no nosso nariz durante a respiração. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.