Como reverter o prejuízo de passar o dia todo sentada

Você passa muitas horas do dia na cadeira e imagina que isso não deve ser bom para sua saúde, certo? Mas cientistas americanos descobriram um jeito de diminuir os danos ao nosso corpo

Por Mariana Amorim (colaboradora) Atualizado em 22 out 2016, 21h49 - Publicado em 1 out 2015, 14h00

Ficar a maior parte do dia sentada engorda, faz mal para a coluna, dificulta a circulação, dá varizes e pode complicar a saúde do coração. Isso você já deve ter ouvido, certo? Passar o dia em nossas mesas de trabalho pode estar nos matando! Mas calma, antes de cogitar pedir demissão e fugir para uma ilha paradisíaca (nada mal, hein?), um novo estudo realizado pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, descobriu um truque simples, que todo mundo pode fazer para melhorar a situação. 

Quando uma pessoa fica seis horas seguidas sentada, a função vascular é prejudicada. Mas caminhar 10 minutos no final do dia pode reverter os efeitos negativos sobre nosso sistema vascular e danos ao coração. Em outras palavras, você realmente pode desfazer o dano de ficar horas seguidas na cadeira, com um rápido passeio perto de casa ou até mesmo perto do escritório.

Para esticar as pernas ainda no escritório, a dica é levantar da cadeira a cada 40 minutos para ir até o bebedouro (evite deixar a garrafinha na mesa) e beber pelo menos 100 mililitros de água. Com isso, você dilui o sangue e reduz o risco de formação de trombos (coágulos de sangue na circulação sanguínea). 

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade