TrapTox: botox no trapézio ajuda a reduzir dores no pescoço e ombros

Conhecido como “TrapTox” no TikTok, o procedimento consiste na aplicação de toxina botulínica na região do pescoço

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 16h39 - Publicado em 17 ago 2023, 11h13
traptox: botox no trapézio
 (./Freepik)
Continua após publicidade

Existe alguma coisa que o botox não pode fazer? Ele é mais conhecido por suavizar rugas e linhas de expressão, mas também trata hiperidrose (suor excessivo), corrige sorriso gengival, contribui para o alívio do bruxismo (ranger dos dentes) e até pode ser eficaz contra a enxaquecaAgora, o TikTok parece ter descoberto outra utilidade da substância milagrosa: o “TrapTox”, injeções de botox no trapézio — músculo em forma de triângulo invertido que começa na parte de trás do pescoço, atinge os ombros e vai até a parte superior das costas. 

O procedimento traz relaxamento para a região e, consequentemente, é capaz de melhorar a postura, diminuir a rigidez do local e amenizar a dor — há quem diga até que o resultado é um pescoço mais contornado e alongado. Saiba mais: 

Como funciona o botox no trapézio? 

Segundo o médico dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a função do botox (isto é, da toxina botulínica) é bloquear impulsos nervosos para determinados músculos — seja os da face ou de qualquer outra região do corpo. 

“A aplicação no trapézio pode servir como uma alternativa terapêutica para reduzir a atividade muscular excessiva se houver dor e desconforto por conta dessa condição”, ele explica. 

Funciona mais ou menos da mesma forma que a injeção de botox para reduzir o bruxismo. Esta, por sua vez, é aplicada no músculo masseter (da mandíbula) para aliviar a pressão excessiva do local. 

Continua após a publicidade

Quais os benefícios? 

  • Relaxar o músculo do trapézio; 
  • Aliviar a contração muscular excessiva; 
  • Melhorar a postura; 
  • Aliviar dores e incômodos.

O alívio da dor devido ao relaxamento parcial do músculo sobrecarregado é o benefício mais significativo do tratamento. Muitas pessoas mantêm a tensão trapézio durante o dia sem nem perceber, o que causa rigidez no ombro e pode até gerar quadros de dores de cabeça.  

O botox no trapézio dói? 

O processo não costuma ser doloroso demais — claro que isso depende muito da sensibilidade de cada um. Mas geralmente se resume a algumas picadas e uma leve sensação de ardor nos lugares da injeção. Depois, dificilmente há desconforto. 

Continua após a publicidade

O que esperar do procedimento 

Lucas Miranda lembra que tudo deve ser realizado por um profissional especializado, como um médico dermatologista ou um cirurgião plástico. “O especialista injeta pequenas quantidades de toxina botulínica no músculo-alvo, reduzindo a sua atividade. O tratamento é relativamente rápido e pode ser feito em consultório médico, sem a necessidade de internação”, ele complementa.

Possíveis efeitos colaterais

Os potenciais efeitos colaterais são raros, mas os mesmos da injeção no rosto, por exemplo (como vermelhidão e leve inchaço). Agora se a toxina botulínica for aplicada de forma errada, podem surgir consequências como sintomas semelhantes a uma gripe e até fraqueza muscular — é por isso que é muito importante investir no procedimento com um profissional habilitado. 

Cuidados posteriores

“Quanto aos cuidados após o procedimento, o paciente pode ser instruído a evitar esforços físicos extenuantes nas primeiras 24 horas, a não massagear ou esfregar a área tratada e a evitar inclinar-se para a frente por algumas horas após a aplicação. É essencial seguir todas as orientações do médico para garantir um resultado seguro e eficaz”, recomenda o dermatologista. 

Além disso, ele também destaca a importância de passar por uma avaliação antes de optar pelo procedimento. “Nem todas as pessoas com tensão muscular terão indicação para esse tipo de tratamento, e existem outras abordagens terapêuticas disponíveis dependendo da causa e da gravidade do problema, como fisioterapia, exercícios direcionados de musculação e etc.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.