Como identificar que o volume de trabalho está fazendo mal?

Cansaço excessivo, problemas de memória, dificuldade de concentração, irritabilidade e dor de cabeça são alguns dos sintomas

Por Alice Padilha Atualizado em 20 jul 2021, 18h36 - Publicado em 16 ago 2021, 09h00

O nosso organismo tem vários mecanismos para avisar que algo está errado. A lista de sintomas inclui cansaço excessivo, problemas de memória, dificuldade de concentração, irritabilidade, dor de cabeça, dores musculares, desconfortos intestinais e até alterações no ritmo cardíaco. “O estresse é uma reação fisiológica do corpo a uma situação desconfortável. Ele não é um problema por si só, mas é um sinal de que algo precisa mudar”, explica Jumara Silvia Van De Velde, psicóloga especializada em administração de empresas e membro do Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo.

Pode ser difícil identificar o momento em que o estresse se torna patológico, principalmente porque a nossa cultura profissional tem vários mecanismos que minimizam esse tipo de situação. “Há uma narrativa muito estabelecida de que você precisa ser mais resistente, gerenciar melhor o estresse, suportar mais. Mas, muitas vezes, o mais saudável a longo prazo é não ser tão resiliente”, avalia Carla Furtado, diretora executiva do Instituto Feliciência e expert em Felicidade Interna Bruta (FIB) pelo Schumacher College e pelo Gross National Happiness Centre.

Publicidade