Menstruação: 49% das mulheres jovens têm vergonha do absorvente

Nova pesquisa feita com adolescentes e mulheres jovens identificou que o ciclo menstrual ainda é um tabu

Por Redação BOA FORMA Atualizado em 9 mar 2018, 20h32 - Publicado em 9 mar 2018, 20h25

Há séculos menstruação é um tabu entre as mulheres (e os homens também). Mas como as jovens de hoje em dia se relacionam com seus ciclos? É o que investiga a pesquisa Menstruation Taboos, feita pela CAPRICHO, com apoio da Abril Inteligência, a pedido da Johnson & Johnson, para o desenvolvimento da nova campanha de Sempre Livre.

O levantamento incluiu mais de 9 mil mulheres, com idades entre 12 e 25 anos, e traz alguns dados curiosos:

    • 62% das meninas de 12 a 14 anos costumam esconder os absorventes de outras pessoas. Com o passar do tempo, o constrangimento não muda: 53% das adolescentes de 15 a 17 anos evitam mostrar o produto, assim como 49% das mulheres de 18 a 25 anos.
    • O desconhecimento também reina na juventude: 7.358 das entrevistadas disseram que sabem o suficiente, muito ou tudo sobre a menstruação, mas 49% delas admitiu que, quando menstruou pela primeira vez, não sabia ou tinha pouca ideia do que estava acontecendo.
    • “Naqueles dias” é o termo mais usado para as entrevistadas se referirem à menstruação. A expressão é usada por 66% das habitantes do Sudeste, 69% das que vivem no Sul, 60% da nordestinas, 72% das moradoras dos estados do Centro-Oeste e 69% das brasileiras da região Norte. Outras denominações para o período menstrual são: “de chico”, “no período”, ‘monstruada”, “no vermelho”, “sinal vermelho” e “com visitas”.
    • A maioria das mulheres afirma que, quando menstruadas, outras pessoas reclamam de seu temperamento e reações. Isso ocorre com 72% das meninas entre 12 e 14 anos, 75% das garotas entre 15 e 17 e 77% daquelas que têm entre 18 e 25 anos.
  • Atividade física

    Malhar menstruada é outro assunto que confunde a mulherada desde cedo. Na pesquisa, 78% das participantes entre 12 e 14 anos revelaram já ter ouvido falar que não poderiam se exercitar quando menstruadas – o que não passa de uma mentira. Fazer exercício “naqueles dias” é até bom, já que a atividade libera endorfina, aumentando a sensação de bem-estar e tranquilidade. Com isso, a indisposição típica desse período vai embora. 

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA  

    Aliás, correr nessa fase pode até ajudar a emagrecer, sabia? É que, na segunda metade do ciclo menstrual, a produção de progesterona é maior – hormônio que contribui para o metabolismo da gordura. Xô, quilos extras!

    Continua após a publicidade
    Publicidade