SP terá semana de conscientização sobre efeitos da endometriose

Lei aprovada em janeiro de 2018 institui a Semana Estadual de Prevenção e Conscientização dos Males Causados pela Endometriose

Por Redação BOA FORMA Atualizado em 28 fev 2018, 17h19 - Publicado em 28 fev 2018, 16h47

A endometriose é um dos grandes males da modernidade. Considerada a principal causa de infertilidade, estima-se que ela atinja 7 milhões de mulheres no Brasil. O diagnóstico costuma ser tardio (o que dificulta o tratamento) e as dores causadas pela descamação do endométrio fora do útero atrapalham – e muito! – a rotina de quem convive com o problema.

  • Para trazer mais informações sobre a doença, o estado de São Paulo vai passar a celebrar, a partir desta quinta-feira (1º), a Semana Estadual de Prevenção e Conscientização dos Males Causados pela Endometriose. A iniciativa veio de um projeto de lei criado pelo deputado Cezinha de Madureira (DEM-SP), que entrou em vigor em 5 de janeiro de 2018.

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

    “A endometriose no Brasil já é considerada um caso de saúde pública, por isso entendemos que essa lei abre um importante caminho para debater e colocar em prática ações que informem a população”, diz Cezinha.

  • Segundo ele, a ideia é que toda primeira semana de março seja marcada por atividades que alertem para a importância do diagnóstico precoce. “Escolhemos esse mês porque a agenda de discussões em torno de assuntos pertinentes à mulher está em maior evidência”, justifica o deputado.

    Continua após a publicidade
    Publicidade