Continua após publicidade

3 estratégias fitness para ganhar músculos com o seu treino funcional

O mesmo circuito que ajuda a queimar calorias pode fazer você ganhar força, sabia? Veja o que fazer para conquistar seu objetivo!

Por Daniela Bernardi
Atualizado em 26 abr 2024, 13h51 - Publicado em 1 jun 2016, 14h54

Os circuitos funcionais estão em alta e não é à toa: se forem compostos por intervalos intensos (o famoso HIIT), eles são uma das melhores opções para secar as gordurinhas extras. Só que algumas alterações no modo de realizar os exercícios também podem ajudá-la a treinar força e, é claro, definir pernas, braços e abdômen.

1. Carga
Mesmo que você não goste das máquinas de musculação, alguns acessórios com peso ainda podem fazer parte do seu circuito funcional. É o caso da kettlebell, dos elásticos de resistência, das bolas medicinais e das caneleiras (que podem ser colocadas, por exemplo, sobre as costas durante uma prancha ou apoiadas no ombro na hora do agachamento).

2. Velocidade e amplitude
Fazer os movimentos de forma mais ampla e devagar exige mais da musculatura, que fica contraída por mais tempo. Não encoste as escápulas no solo no abdominal ou faça uma flexão descendo o máximo que conseguir (mesmo que tenha que reduzir o número de repetições).

3. Tempo
A isometria é uma forte aliada do treinamento funcional, porque recruta a musculatura mais profunda, responsável principalmente pela nossa capacidade de equilíbrio e estabilização. Vale fazer um afundo mais intenso (ficando embaixo por três segundos) ou optar por plataformas instáveis, como o bosu.

Publicidade