Amar ou odiar exercícios pode ser definido pela sua genética

Estudo americano prova que a sensação de bem-estar após a atividade física varia de pessoa para pessoa – e isso define quem vai gostar ou não de treinar

Por que certas pessoas têm disposição para treinar cinco vezes por semana ou, ainda, têm um pique invejável para acordar antes das 6 da manhã para uma corrida enquanto outros mortais não encontram ânimo nem para matricular-se na academia? O cientista Rodney Dishman, da Universidade da Geórgia, talvez tenha a resposta: a pré-disposição para gostar ou não de exercícios pode ser genética.

Em um estudo, ele descobriu que os genes, especificamente aqueles que modulam a dopamina (neurotransmissor liberado pelo cérebro), podem desempenhar um papel na propensão que as pessoas têm para amar ou odiar exercícios físicos. “Nosso estudo sugere que as variações nos genes que se comunicam com a dopamina e outros neurotransmissores estão diretamente ligados a um nível alto ou baixo na atividade física”, explica Rodney. Segundo o pesquisador, evidências científicas sugerem que algumas partes do cérebro, ligadas aos movimentos e ao sistema motor, interagem para fazer com que as pessoas escolham ou evitem se exercitar.

A pesquisa de Dishman também considerou personalidade e traços comportamentais, tais como estabelecimento de metas, autocontrole, aptidão e níveis de habilidade, influências sociais, acesso a atividades físicas e outros fatores que pesam na propensão para a escolha de uma vida fisicamente ativa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s