Conheça VaporMax, novo tênis de corrida da Nike

BOA FORMA viajou à Coreia do Sul para acompanhar o lançamento mundial do calçado que promete mais leveza e durabilidade graças à sola 100% Air

Pela primeira vez, a Nike conseguiu desenvolver um tênis de corrida com a sola 100% Air (tecnologia que parece uma bolha de ar): o VaporMax. “Após muitos anos de estudo e 15 protótipos, criamos um calçado sem borracha nem espuma, o que garante mais leveza e durabilidade”, conta Andrea Corradini, diretora da marca americana, durante o evento de lançamento em Seul, capital da Coreia do Sul, em que BOA FORMA esteve presente.

Como está dentro de uma espécie de cápsula, o ar não perde a sua capacidade de amortecimento ao longo do uso, ao contrário da espuma, que, por se expandir na entressola, acaba tendo uma durabilidade menor. Pesando apenas 249 gramas, o tênis – que tem um design futurista – é indicado para corridas curtas e até maratonas.

Lançamento tênis Nike VaporMax

 (Divulgação/BOA FORMA)

Um dos principais desafios dos engenheiros da marca foi reduzir o número de camadas da entressola e criar uma estrutura em que o pé ficasse em contato direto com o material do Air. “Desta vez, a base de apoio é plana, o que dá estabilidade para a pisada”, diz Andrea. Já o cabedal (a parte de cima que envolve o pé) vem com tecnologia Flyknit, uma espécie de malha sem costura.

BOA FORMA TESTOU

“A convite da marca, viajei à Coreia do Sul para o lançamento do VaporMax e pude testá-lo durante uma corrida de 5 quilômetros pelas ruas de Seul. Em comparação ao Nike LunarEpic Fliknit 2, tênis com entressola de espuma, o novo modelo pareceu ter um amortecimento mais estável (o pé não afunda com a pisada).

Já a impressão de que torceria facilmente o tornozelo (a entressola transparente e a sola repleta de relevos me passaram essa sensação à primeira vista!) logo desapareceu nos minutos iniciais de corrida, graças à base para a palmilha totalmente plana e à estrutura que abraça todo o pé. Mesmo percorrendo calçadas e terrenos acidentados (passamos por parques com pedrinhas no chão), o Nike Air VaporMax se mostrou confortável e seguro – o solado vem com alguns pequenos quadrados que melhoram o atrito com o chão.

Apesar de muitos amigos terem dito que o lançamento parece ter saído dos anos 2000, para mim, seu design ganha ponto extra. O modelo vem em quatro versões: cinza e branca, cinza e vermelha, preta e uma edição verde e dourada com coparticipação do designer australiano Marc Newson.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s