Estudo: 20 minutos diários de treino intenso melhoram a memória

Segundo pesquisa canadense, essa é uma atitude importante na prevenção de Alzheimer e outras demências

Você costuma esquecer as coisas? Se preocupa em se prevenir de doenças como Alzheimer e Parkinson? Dica: intensifique seus treinos (ou comece a se mexer). É a recomendação de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, que divulgaram recentemente um trabalho apontando os benefícios da atividade física para a memória.

Leia mais: 6 alimentos que melhoram a memória para entrar no seu cardápio já

O estudo, publicado na revista científica Journal of Cognitive Neuroscience, acompanhou, durante seis semanas, 95 homens e mulheres adultos, que foram divididos em três grupos. Um deles praticou apenas exercícios físicos; o outro combinou malhação com treinamento cognitivo; e o terceiro se manteve sedentário e não fez procedimentos para afiar a mente.

Os especialistas avaliaram as alterações que aconteceram tanto na performance física quanto na memória dos participantes. E os resultados foram animadores: quem praticou 20 minutos de atividade intensa ao longo do período de avaliação teve melhoras significativas na capacidade de guardar fatos, imagens e experiências. Isso se mostrou ainda mais importante para um tipo de memória que nos permite distinguir informações novas das antigas.

Entenda: A corrida melhora a memória e o raciocínio, diz estudo

Outro efeito notado pelos estudiosos foi um aumento de uma proteína responsável pelo crescimento, funcionamento e sobrevivência de células cerebrais. “Isso explica a relação já estabelecida entre exercícios aeróbicos e melhor desempenho acadêmico”, analisa Jennifer Heisz, principal autora da investigação.

Para os pesquisadores canadenses, o trabalho revela a importância de levar uma vida ativa, principalmente quando se trata de garantir uma saúde melhor no futuro. “Na terceira idade, esperamos ver benefícios em indivíduos com problemas de memória causados por demências”, diz Jennifer. Então, não se esqueça de treinar hoje, hein?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Aceito receber ocasionalmente ofertas especiais e de outros produtos e serviços do Grupo Abril.
Política de Privacidade
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s