Horário de verão pode ser a causa do seu mau desempenho no treino

Adiantar o relógio em apenas uma hora é suficiente para atrapalhar a sua performance. Entenda essa história e saiba como se proteger desses efeitos

No último domingo (15), começou o horário de verão de 2017, que se estende até o dia 17 de fevereiro de 2108. A mudança divide opiniões – há quem goste e há quem sofra com o adiantamento do relógio em uma hora. Levantar cedo fica mais difícil do que nunca, o sono desregula e até o apetite pode ser prejudicado. E mais: para muita gente, o desempenho nas atividades físicas também é afetado.

Leia mais: 6 dicas para acabar com sua insônia e dormir melhor

A explicação está, principalmente, na alteração do cortisol, hormônio ligado ao stress. “Quando uma pessoa dorme bem e no tempo de costume, ocorre uma regulação nos níveis de cortisol, o que favorece a liberação de outras substâncias, que ajudam na melhora da performance no exercício”, explica o ortopedista Rodrigo Freitas, especialista em medicina esportiva, do Rio de Janeiro. Já quando as taxas de cortisol estão inadequadas, a produção de outros hormônios é reduzida, e o resultado é uma menor capacidade de explosão muscular, aumento do risco de lesões, além de menos força e disposição.

Esses efeitos são sentidos principalmente pela manhã. Então, se você faz parte da turma que vai à academia na primeira hora do dia, é provável que esteja sentindo menos pique do que o normal. Mas calma: vai passar! Segundo Freitas, o organismo leva de 15 a 30 dias para se acostumar à nova rotina.

Entenda: 8 novas táticas para turbinar seu treino a partir de hoje

Para minimizar os prejuízos do horário de verão sobre seu treino, evite praticar exercícios de alta intensidade à noite, já que isso faz com que o corpo produza adrenalina numa hora do dia em que é preciso estar calmo para conseguir pegar no sono e dormir bem. Ir para a cama mais cedo – mesmo antes de o novo horário começar – também pode fazer com que nem o sono nem o apetite – e tampouco o treino – sejam afetados.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA  

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Ricardo Strong