Benefícios do treino com bambolê

Brincadeira de criança? O treino de bambolê pode queimar até 600 calorias e trabalha o corpo todo

Por Amanda Ventorin Atualizado em 24 set 2021, 13h29 - Publicado em 2 out 2021, 14h00

Todos temos uma memória afetiva da infância com um bambolê. Apesar de ser um sucesso entre as crianças (e mega divertido), ele pode ser uma boa escolha quando estamos falando sobre maneiras divertidas de se exercitar.

E antes que você dispense os aros coloridos, fique sabendo que o treino com bambolê de uma hora queima, em média, 400 – 600 calorias e trabalha o corpo todo!

Como “bambolear”

Patricia Arnosti, expert no método de Bambodança, diz que muitos acham que é só colocar o bambolê na cintura e rebolar, mas não é bem assim! “Quando estamos começando, temos uma ideia que precisa rebolar mas não é  bem assim. É preciso alinhar os pés, com eles afrente da linha do quadril e fazer movimentos retos: para frente e para trás ou de um lado para o outro. Manter a postura ereta, olhar para frente e não para o bambolê. Uma dica boa é colocar bastante intensidade no começo, muita energia e ir seguindo o fluxo”. 

É importante, também, saber qual bambolê comprar, pois caso o tamanho não seja o certo, a atividade pode acabar se tornando mais difícil. “Os bambolês para adultos devem ser maiores e mais pesados geralmente que aqueles ancestrais infantis e por isso mais fácil de controlar. O ideal que seja acima da altura do umbigo entre o umbigo e osso externo está de bom tamanho para começar! Bambolê fitness de 100cm é qual eu sempre indico pois não tem como não conseguir com este tamanho”, conta a expert.

Benefícios do treino com bambolê

  • Barriga dura

O principal benefício físico da prática do bambolê é o fortalecimento que ele proporciona ao nosso centro (core) pois para realizar o exercício é necessário contrair a musculatura abdominal para manter o movimento, mas não gerando a exaustão e desconforto que outras práticas tradicionais podem ter.

  • Coordenação

Ele também contribui com o aperfeiçoamento e coordenação dos movimentos corporais através da atenção e correto equilíbrio do core do corpo e o fluxo dos movimentos.

  • Definição

Além disso, ele define o corpo inteiro, já que ao utilizar o mesmo na cintura, você acaba fortalecendo as coxas, a parte superior das costas, bumbum…

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Segundo Patricia, o bambolê também pode ser manuseado de outras maneiras como nos braços e até mesmo fazendo agachamentos.

  • Melhora do funcionamento do intestino

Ele também pode ser uma opção de cardio low impact, que aumenta a resistência física e massageia os órgãos internos do corpo, podendo até mesmo contribuir para o melhor empenho do intestino e digestão dos alimentos.

  • Flexibilidade

“O treino com bambolê também aumenta a flexibilidade, principalmente da coluna vertebral”, conta a profissional mas alerta: Pessoas com problemas de coluna devem consultar o médico antes de se jogar na prática.

  • Calma e concentração

O bambolê também possui diversos benefícios mentais pois promove a calma e concentração, reduzindo o estresse do dia-a-dia e por ser um exercício lúdico, desperta a criança interior daqueles que praticam, estimulando a criatividade.

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