Apenas 2 minutos de caminhada após refeições ajudam a reduzir a glicemia

Estudo sugere que apenas alguns minutos andando depois do almoço ou jantar podem ajudar a evitar complicações como diabetes tipo 2

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 16h34 - Publicado em 14 set 2022, 08h54
caminhar após as refeições
 (Reprodução/Pexels)
Continua após publicidade

Depois de fazer uma refeição bem caprichada, a sua única vontade é deitar e tirar um cochilo? Pois aqui vai um motivo para você lutar contra o sono e dar uma voltinha no quarteirão em vez disso: um novo estudo descobriu que apenas dois minutos de caminhada após o almoço ou o jantar são capazes de ajudar a reduzir a glicemia — isto é, níveis de glicose (açúcar) no sangue. 

Para chegar à conclusão, os cientistas sete analisaram pesquisas anteriores que compararam os efeitos de sentar, ficar em pé ou caminhar para a saúde do coração e para a glicemia. E publicaram os resultados em um artigo na revista Sports Medicine: caminhadas leves de dois a cinco minutos após as refeições pode ser muito benéfico para o organismo. 

Isso reforça a importância de adicionar mais movimento no dia a dia, mesmo que em pequenas quantidades. 

DESCOBERTAS DO ESTUDO

Nas sete pesquisas avaliadas, descobriu-se que apenas alguns minutos de caminhada de intensidade leve após uma refeição foram suficientes para melhorar significativamente os níveis de açúcar no sangue em comparação com sentar em uma mesa. 

É um lembrete valioso, principalmente porque a vontade de muitos é simplesmente sentar no sofá, ligar a televisão e tirar um cochilo depois do almoço.

Continua após a publicidade

Também foi observado pelos pesquisadores que mesmo ficar em pé foi capaz de ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue, mas não na mesma medida que a caminhada leve conseguiu fazer. De acordo com Aidan Buffey, estudante de pós-graduação da Universidade de Limerick e autor do artigo, “ficar em pé teve um pequeno benefício”, mas comparado a sentar ou ficar em pé, “caminhar com intensidade leve foi uma intervenção superior.”

Muito disso se deve ao fato de que caminhar requer o engajamento dos músculos, que por sua vez requer o uso de combustível dos alimentos. Em um momento em que há muito disso circulando na corrente sanguínea, os músculos são capazes de absorver esse excesso de glicose.

Contudo, se você não tem tempo para sair por aí depois de comer, considere fazer algumas das tarefas de casa nesse período, ou encontre outras maneiras de se movimentar mais — brinque com seu cachorro ou faça uma sessão rápida de alongamento, por exemplo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.