Corrida não atrapalha ganho de massa muscular: entenda a ciência por trás
Consumo de proteína e outras atividades são importantes nesse processo; entenda

A corrida traz diversos benefícios para o corpo. Estudos comprovam que a prática melhora o humor e reduz a ansiedade, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
E um dos principais mitos que envolvem a corrida é a respeito se a prática ajuda ou não no ganho massa muscular. Estudos comprovam que essa perda é mínima, como a meta-análise publicada na Runner’s World, que avaliou pessoas que praticavam exercícios aeróbios (desde moderados a intensos) por até 24 semanas.
De acordo com a meta-análise, não houve aumento muscular e também não houve perda significativa. Pelo contrário, a corrida, por exemplo, ajudou a manter a massa muscular existente. E isso aconteceu devido ao consumo correto de proteínas.
“Quando uma pessoa faz bastante atividade aeróbica, corre, por exemplo 5 vezes na semana, o que prejudica o ganho de massa muscular é se ela está ou não consumindo a quantidade suficiente de proteína”, explica o Embaixador da Relaxmedic, Professor de Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição, pela USP Marcio Atalla, em um vídeo publicado no Youtube.
De acordo com o profissional, para ganhar massa muscular, é preciso dar estímulo físico, praticando, por exemplo, ginástica localizada, crossfit, Yoga ou funcional, que são chamados treinamentos resistidos.
“Quando você dá o estímulo com um treinamento resistido, tem o consumo exato de proteínas no dia e essa sua atividade aeróbia está inserida nisso, não vai prejudicar o ganho de massa muscular”, conclui Atalla.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.