Corrida vs HIIT: qual deles é o melhor aliado para emagrecer de forma eficaz?
Ambos trazem resultados, mas tudo depende da sua rotina!

O processo de emagrecimento é algo que precisa de muita disciplina e constância, tanto nos treinos, quanto na alimentação, não é verdade? E muitas atividades físicas contribuem para perder os quilinhos indesejados, entre elas, a corrida e o HIIT.
Cada um desses exercícios ajudam no processo de emagrecimento, mas qual deles é o melhor para perder peso? A personal trainer, nutricionista e colunista de Boa Forma, Aline Becker, trouxe a resposta!
Qual a diferença de cada exercício?
Aline explica que ambos são exercícios que contribuem para o processo de emagrecimento, porém a intensidade pode ser um diferencial.
A corrida contínua é um exercício aeróbico em que você mantém um ritmo relativamente constante durante um período maior de tempo. “Pode ser uma corrida de 30 a 60 minutos, em intensidade moderada, sem grandes variações. Esse tipo de treino trabalha muito a resistência cardiovascular e promove um gasto calórico considerável durante a atividade”, conta.
Já a proposta do HIIT é alternar momentos curtos e muito intensos (como tiros de corrida ou sprints) com períodos de descanso ou baixa intensidade. “Normalmente dura de 15 a 25 minutos, mas exige que você dê o seu máximo nos intervalos de esforço. Ele estimula não só o gasto calórico durante a prática, mas também mantém o metabolismo mais acelerado por horas após o treino”, completa.
Vantagens e desvantagens de cada um no processo de emagrecimento
A personal trainer pontuou a vantagem e desvantagem de cada exercício para quem deseja perder peso:
Corrida:
Vantagem: “é uma ótima aliada para quem busca emagrecimento, principalmente porque promove um bom gasto calórico durante a prática. Ela também é acessível, já que você pode ajustar o ritmo conforme o seu condicionamento, além de melhorar bastante a resistência cardiovascular”.
Desvantagem: “é um exercício que exige mais tempo disponível para gerar resultados significativos e, se feito sempre da mesma forma, pode acabar se tornando monótono e até levar a platôs de perda de peso“.
HIIT:
Vantagem: “eficiência. Em poucos minutos de treino é possível alcançar um gasto energético expressivo, e o metabolismo permanece acelerado mesmo depois da atividade, o que potencializa a queima calórica ao longo do dia. Além disso, o treino é dinâmico, variado e desafiador, o que pode ser motivador para muitas pessoas”.
Desvantagem: “ele não é indicado para todos logo de início, já que exige um bom preparo físico e cardiovascular. Também é preciso atenção com a frequência, porque o excesso pode levar à exaustão e aumentar o risco de lesões”.
Então, para emagrecer, qual o exercício ideal?
Aline destaca que, quando o objetivo é emagrecimento, não há um único caminho. “Tanto a corrida contínua quanto o HIIT podem trazer resultados, mas o mais importante é encontrar o que faz sentido para a sua rotina e que você consegue manter a longo prazo”.
Segundo a profissional, para algumas pessoas, ter um tempo maior disponível e correr em ritmo constante pode ser prazeroso e sustentável. Para outras, a praticidade e a intensidade do HIIT funciona melhor. “Na verdade, a combinação dos dois costuma ser uma estratégia interessante: usar a corrida para desenvolver resistência e aproveitar o HIIT para otimizar o gasto calórico e dar variedade ao treino”.
Não se esqueça: o treino é apenas uma parte do processo
Para que haja emagrecimento de verdade, é fundamental alinhar a prática de exercícios com uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. “O exercício acelera o processo, melhora o condicionamento, aumenta a disposição e ajuda a manter os resultados, mas é a consistência e o equilíbrio no dia a dia que vão garantir a transformação real e duradoura”, finaliza.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.