Tríceps francês e tríceps testa: diferenças e vantagens para o seu treino
Fortalecimento do tríceps é importante para movimentos do dia a dia, como empurrar ou puxar um objeto

O tríceps é um músculo localizado na parte de trás do braço e é responsável pela extensão do cotovelo, ou seja, ao empurrar algo, você precisa dele para conseguir realizar a movimentação. Porém, há diversos exercícios para o fortalecimento do tríceps e dois deles, apesar de ambos trabalharem a mesma musculatura, possuem suas diferenças, que são o tríceps francês e o tríceps testa.
De acordo com a Harvard Health, exercícios como extensões de tríceps colaboram com a força nos braços, ou seja, atividades simples do dia a dia como empurrar, levantar ou arremessar algo, precisam principalmente do tríceps.
Qual a diferença entre tríceps francês e tríceps testa?
Para o professor, Dr. Rodrigo Fenner, tanto tríceps francês quanto tríceps testa possuem suas vantagens e podem ser combinados no treino, dependendo da estratégia e foco. “O importante é executar com boa técnica e respeitar as individualidades biomecânicas”.
Por exemplo: no tríceps testa, é possível aumentar a flexão de ombros e conseguir alongar mais a cabeça longa do tríceps; já no francês favorece esse posicionamento de uma forma mais eficiente, porque o alongamento maior gera um maior torque resistivo.
Além disso, de acordo com o estudo “Effects of range of motion on muscle development during resistance training interventions: A systematic review” publicado no European Journal of Sport Science em 2021, treinar com amplitude de movimento completa é mais eficaz para promover hipertrofia muscular.
Em um vídeo publicado em sua página no Instagram, Dr. Rodrigo não apenas explica a diferença entre os exercícios, como também mostra exatamente a sua execução.
Veja mais as diferenças entre tríceps francês e tríceps testa no vídeo abaixo:
Fonte: Instagram Professor Dr. Rodrigo Fenner
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.